Assistência Social

Adolescentes se encantam com diversidade de plantas às margens do rio Cauamé

O passeio foi em comemoração ao Dia da Água E da Floresta, comemorado no dia 21 de março.

Por SEMUC

20/03/2015

O verde da floresta e a vontade de conhecer a biodiversidade foram os combustíveis para que os integrantes do Dedo Verde fizessem nessa quinta-feira, 19, uma trilha ecológica nas margens do rio Cauamé. O passeio foi em comemoração ao Dia da Água E da Floresta, comemorado no dia 21 de março. Durante uma hora de trilha, os integrantes do projeto coletaram folhas para criação de um catálogo morfológico, que detalhe as plantas existentes na região.

Segundo a coordenadora do Dedo Verde, Karuliny Maia, o contato direto com o meio ambiente é importante para o conhecimento dos jovens. “Eles vivenciaram na prática um dia de pesquisa e puderam conhecer algumas plantas do nosso lavrado nessa área. É importante que eles tenham essas atividades de campo para engrandecer o conhecimento”, disse.

No percurso da trilha a jovem Nikita Sebastiana, 17 anos, observou que as queimadas estão destruindo as matas ciliares. “Durante toda a caminhada pude observar que o lavrado está queimado e o rio muito seco. Precisamos cuidar mais das nossas matas que ficam próximas da cidade ou no futuro não teremos o verde que é tão bonito”.

De acordo com a coordenação do Dedo Verde nesta sexta-feira, 20, às 8h30, outro grupo fará a mesma trajetória. Na segunda-feira, 23, os integrantes começam os estudos morfológicos das folhas. Um catálogo será criado e servirá para estudos futuros.