Prefeitura promove feira em homenagem aos artesãos

23/03/2015

O Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, motivou mais uma edição da Feira de Artesanato do Velia Coutinho, no Centro. A exposição começou na quinta-feira (19) e se encerra neste sábado (21), no período das 17h às 21h. O evento é uma promoção da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

A feira serve para os artesãos boa-vistenses exporem suas produções que retratam a forte influência indígena tendo como matéria-prima raízes, palhas, cipós, buritis e cascas de árvores. Além disso, muitas barracas oferecem também peças confeccionadas em tecido com pinturas diversas - cama, mesa e banho -, assim como comidas típicas.
Na edição deste ano, a feira apresentou como novidade oficinas de decoração com frutos e sementes.  No Dia do Artesão, são homenageados os índios, carpinteiros e marceneiros. Estes profissionais podem ser divididos em três categorias, dependendo da maneira que produzem o artesanato.
O artesão-artista é aquele que trabalha com criatividade; o artesão-artesão desenvolve seu trabalho com diversos itens em série; e o artesão semi-industrial é aquele que usa processos semi-industriais para reproduzir dezenas de peças iguais.
“Queremos mostrar para as pessoas um pouco da nossa cultura, o quanto ela é importante e original. O artesão é um profissional que, apesar da evolução da tecnologia, é essencial na identidade de cada região. Queremos reunir o material dos profissionais roraimenses para comemorar o dia dedicado a essa profissão, que permanece até os dias de hoje”, disse a superintendente de Turismo da Fetec, Alda Amorim.
Participantes – A artesã Irene Werlang disse ser a primeira vez que participa da Feira de Artesanato da Fetec. Em sua barraca, expôs peças em tecido com diversidade de pinturas e bordados. Os preços, variando entre R$ 20 e R$ 150.
"Comecei a trabalhar as peças como um simples hobby (passatempo) e depois fui me aperfeiçoando e vi que podia comercializar, melhorando a renda familiar”, disse Irene, casada e mãe de três filhos. "A iniciativa da Fetec me surpreendeu pela organização. As barracas são no tamanho certo para nossas necessidades”, disse. “A gente pode ver o respeito da prefeitura pelos artesãos”, emenda.
Veterana das feiras promovidas pela Fetec, a artesã Cida Mota concorda com a visão de dona Irene Werlang. Ela confecciona e comercializa peças em tecido (pintura e bordado) e também decupagem (a arte do recorte - caixinhas para guardar joias e outros objetos do gênero).
Para ela, as feiras promovidas pela prefeitura são uma oportunidade ímpar que os artesãos têm para expor seus produtos e ficarem conhecidos no mercado. “Esse apoio tem sido de grande valia para todos nós”, afirmou a artesã, que está há 13 anos no mercado.