Saúde

Ação de saúde na Feira do Produtor reforça importância da alimentação no combate à hipertensão

27/04/2015

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e na maioria das vezes é responsável por problemas no coração. Para alertar feirantes sobre os cuidados com a pressão alta, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 25, uma ação na Feira do Produtor. Aferição de pressão, atendimento médico, além de distribuição de preservativos, foram os serviços ofertados.

Segundo o coordenador de vigilância de doenças e agravos não transmissíveis da Saúde, Romildo Azevedo, a equipe com 10 profissionais passou a manhã na feira e atendeu 152 pessoas, sendo que 22 foram encaminhadas ao médico. “Aqueles que estavam com a pressão alta foram encaminhados à médica para receber orientações”.
De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, quase um quarto da população adulta é hipertensa. Para a médica, Malu Macedo, que fez os atendimentos na feira, os cuidados com a alimentação são um dos fatores que faz com que a pressão arterial aumente. “Muitos fazem viagens longas para vender seus produtos aqui na Feira do Produtor. Muitos apenas tomam um café preto e isso pode aumentar a pressão. É preciso cuidar para não ter complicações”, disse a médica.
A artesã Maria do Socorro, 57, aprovou a iniciativa da prefeitura em levar atendimento médico aos feirantes. “Achei muito boa a ação, ainda mais pra gente que não tem tempo de ir ao médico pra medir a pressão. É bom quando esses profissionais vem atender a gente aqui no nosso trabalho.”
Confira algumas dicas para combater a hipertensão:
·  Reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados e dar preferências a frutas ricas em potássio;
·  Pratique exercícios físicos com orientação médica;
·  Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais.
·  Cuide da alimentação. Receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de ser preparadas em casa.
·  Aprenda a controlar o estresse. Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos podem virar bons aliados.