Meta de qualidade prevista pelo MEC para 2021 já é superada em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista não tem medido esforços para unir todos os elementos que garantem um ensino de qualidade.

27/05/2015

Os investimentos na educação municipal não se limitam apenas a reformas e ampliações de escolas e construção de creches. Hoje a Prefeitura de Boa Vista não tem medido esforços para unir todos os elementos que garantem um ensino de qualidade. Os estudantes contam com merenda equilibrada, professores capacitados, reforço escolar e  tecnologia educativa a favor do ensino. Isto representa um grande avanço, confirmado pelo Ministério da Educação. O ensino municipal em Boa Vista já ultrapassou a meta de qualidade fixada para 2021 para todo o país.

O resultado é comprovado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).A Escola Municipal Edsonina de Barros Villa se destacou com a nota 6,6 superando a meta prevista para 2021, que é de 6,4.  Das 35 unidades avaliadas, a maioria ultrapassou as expectativas: notas como 6,2; 6,0 e 5,9 aparecem mais de uma vez na lista de escolas municipais.
O programa Saber Igual do Instituto Alfa e Beto (IAB) veio somar e trazer novas metodologias de ensino. Entre as novidades da educação em Boa Vista está o uso de tablets. Mais de 4 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental receberam   minicomputadores para serem usados em sala de aula como parte do processo de alfabetização do IAB. Isto é inédito em Roraima. Com o recurso tecnológico, as atividades em sala terão mais dinamismo e interatividade, aguçando ainda mais a curiosidade da criançada.
“Educação é prioridade. Por isso investimos nas crianças. Atendemos todos os alunos com o mesmo método, seja ele da periferia, ou do centro. Não queremos uma ou outra escola boa, queremos todo o município com um ensino de excelência e igualitário”, afirmou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.
O reflexo disso, são os alunos da rede municipal se destacando em exames seletistas como Colégio Militar e Escola de Aplicação da UFRR, como aconteceu com os alunos da Escola Municipal Dalício Farias. É importante também relembrar que em 2014, a estudante Jamily Ferreira Assunção, de 11 anos, da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos ficou entre as finalistas da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa com o poema “Um fim de mundo que encanta”.
E os investimentos na Educação continuam: dos prédios ao ensino. No total, serão construídas 17 creches Proinfância. Duas das que estão em execução ficam localizadas no Conjunto Cruviana, no bairro Equatorial. As outras quatro contemplam os bairros Senador Hélio Campos, Sílvio Botelho, Centenário e Paraviana. “Estamos trabalhando para garantir que as obras sejam concluídas e assim assegurar ensino de qualidade próximo a residência dos estudantes”, disse o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Guga Carvalho.