Moradores do Silvio Botelho comemoram instalação de semáforo

26/05/2015

O trânsito irá melhorar  em mais um ponto da cidade. Dessa vez, no cruzamento das avenidas Laura Pinheiro Maia com Nazaré Filgueiras, no bairro Silvio Botelho. Os moradores enxergam a instalação de um novo semáforo, por parte da Prefeitura de Boa Vista, como uma alternativa para redução de acidentes. A alteração nas vias começou a ser feita nesta semana pelas Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Trânsito e de Obras e Urbanismo. A previsão é que até o final da semana a instalação seja finalizada.

A instalação de semáforos era um desejo antigo dos moradores. O vendedor ambulante José Ribamar de Sousa mora no bairro Silvio Botelho há 20 anos e possui uma banca no cruzamento das referidas avenidas. Segundo ele, diversos acidentes de trânsito, a maioria de grande complexidade, ocorreram ali por conta da imprudência de muitos condutores.
“Já presenciei muitos acidentes graves, inclusive capotamentos de veículos. E estamos felizes porque agora isso vai acabar. Pelo menos esperamos que as pessoas tenham mais respeito umas com as outras no trânsito. Melhor esperar uns minutos no sinal vermelho do que passar a vida toda respondendo criminalmente por um acidente que causou”.
A comerciante Áurea Quirino também trabalha no local e afirma que com o semáforo, a sinalização será respeitada, o que antes dificilmente ocorria. “As pessoas passavam e viam a placa de ‘pare’, mas não respeitavam. Quem sabe agora com esta mudança as coisas melhorem e menos vidas sejam perdidas por causa da falta de educação de algumas pessoas”.
A obra faz parte do projeto de readequação do trânsito promovido pela Prefeitura de Boa Vista, que visa melhorar o fluxo de veículos na capital e a redução de acidentes. Ao todo, serão implantados 100 semáforos em  25 locais da cidade, que foram identificados como pontos críticos de trafegabilidade.
Já foram instalados semáforos nos cruzamentos da Via das Flores com Avenida dos Bandeirantes, bairro Pricumã e na Ville Roy com Santos Dummont, no São Francisco. A proposta é também inserir até o mês de junho nos cruzamentos das avenidas Ville Roy com Major Williams e Capitão Júlio Bezerra com Santos Dummont, no bairro São Francisco.
Os novos semáforos são modernos e possuem sistema de led, proporcionando maior durabilidade e menor consumo de energia. A expectativa é reduzir os custos de energia em 30%. Todos eles serão controlados pela central de monitoramento, onde estarão integrados, permitindo controlar a distância e o tempo de cada um.  Além disso, estes semáforos possuem “no-break”, e funcionarão por até três horas, mesmo se faltar energia.