Educação

Tecnologia a favor do ensino: Tablets integram material escolar de estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Boa Vista entregou nesta quarta-feira, 26, quase três mil tablets às escolas que atendem alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Por SEMUC

26/05/2015

É nítida a mudança do cenário escolar na atual gestão da prefeita Teresa Surita. Para transformar ainda mais as práticas pedagógicas e melhorar a qualidade do ensino na rede municipal, a Prefeitura de Boa Vista entregou nesta quarta-feira, 26, quase três mil tablets às escolas que atendem alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A entrega simbólica foi realizada na Escola Municipal Pingo de Gente no bairro Tancredo Neves e contou com a presença da prefeita e toda equipe que coordena a educação no município.

Mais de 4,4 mil alunos das 193 turmas de 1º ano serão beneficiados com o uso da tecnologia em sala de aula. Os tablets ficarão em 47 unidades de ensino e um mesmo aparelho poderá ser utilizado por dois estudantes de turnos diferentes. Na ocasião, também foram entregues 22 equipamentos às coordenadoras das Casas Mãe. O intuito é expandir e levar atividades educativas por meio da tecnologia  para as mais de 600 crianças atendidas nas casas.
“Sabemos hoje que não basta apenas os livros e o caderno, porque a criançada pede tecnologia. Então essa nova ferramenta inicialmente está sendo implantada na rede para os alunos do 1º ano. Esses alunos vão iniciar esse trabalho pedagógico de uma forma dinâmica e interativa com os tablets”, declarou a secretária municipal de Educação, Lucivane Freitas.
O recurso tecnológico desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto chama-se Galáxia Alfa. Ele é utilizado em equipamento a partir de uma plataforma digital, exclusivo para alfabetizar crianças de acordo com o método do Programa IAB de Alfabetização. O Software ensina as letras, a ordem alfabética, os fonemas e desenvolve habilidades de consciência fonêmica, fluência de leitura e outros.
Em termos de metodologia, a proposta é atender cada aluno individualmente, acompanhando o seu ritmo. Isso permitirá assegurar um mesmo padrão de aprendizagem a todos. O jogo educativo é dividido em dois mundos. No Mundo 1, o aluno conhece as letras e os fonemas e está pronto para ser alfabetizado. No mundo 2, o aluno aprende a decodificar, reconhecer as palavras, ler frases e textos e desenvolve a fluência de leitura e compreensão.
“A tecnologia hoje faz parte da vida das pessoas, e quando a criança aprende a lidar com isso de uma forma orientada você tem um resultado muito maior. Estimula a curiosidade, inteligência, compreensão e uma maior abertura de conhecimentos para o mundo”, ressaltou a prefeita Teresa Surita.
Diagnóstico: No ano de 2013, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura aplicou um teste diagnóstico que avaliou cerca de 15 mil alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. O resultado foi alarmante, 49% dos alunos avaliados não estavam alfabetizados. A partir deste resultado, a prefeita Teresa Surita implantou no mesmo ano o Programa Saber Igual do IAB, que trouxe uma metodologia de ensino estruturada, cujo objetivo é promover um mesmo padrão pedagógico a todos os alunos da rede.
Para superar ainda mais a problemática e reduzir o analfabetismo infantil, a prefeitura decidiu a partir deste ano, introduzir as tecnologias educativas a partir de evidências já comprovadas por especialistas.