Educação

Creche Pró-infância: primeira unidade deverá suprir o déficit de crianças fora do ensino no bairro Equatorial

31/07/2015

A primeira Creche Pró-infância Metodologia Inovadora de Boa Vista foi inaugurada nessa quinta-feira, 30. A unidade oferece 250 vagas e vai contribuir para a redução do déficit de alunos fora da sala de aula. As 202 crianças que  moram nas redondezas do bairro Equatorial e aguardavam na lista de espera por uma vaga agora vão poder estudar perto de casa. A creche recebeu o nome de Valderleide Baraúna Brandão e está localizada no Conjunto Residencial Cruviana.

A creche terá capacidade para atender crianças de 2 a 5 anos de idade nas modalidades de ensino creche e pré-escola da Educação Infantil. Em primeiro momento, serão atendidos 50 crianças de 2 a 3 anos de idade, já encaminhadas pelo Centro de Referência e Assistência Social do bairro Silvio Leite. Na próxima segunda e terça-feira, dias 3 e 4, as matrículas destas crianças serão efetivadas na própria unidade. A previsão é que as atividades já iniciem no dia 10 de agosto.
As crianças da Educação Infantil serão incluídas somente no próximo ano, em obediência ao que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n 9394/96, e Lei Nº 12.796. Na qual estabelece carga horária mínima anual de 800 horas e 60% de frequência mínima do total de horas. Quem está feliz é a dona de casa Gabrielly Gonçalves, de 24 anos. A jovem vai matricular seu filho Eduardo Gabriel, de 3 anos, já neste primeiro momento. “Eu lutei muito por essa vaga, fui umas três vezes no Cras pra ver se eu conseguia. Na semana passada me ligaram dizendo que eu fui contemplada. Fiquei muito feliz. Essa escola é um presente pra comunidade, só tenho a agradecer a nossa prefeita”, declarou.
Teresa Surita ressaltou que a educação municipal passa por um processo de ampliação no atendimento à primeira infância com a construção das 17 novas creches e mais 11 casas mãe. “Acima de qualquer coisa é mais um compromisso de campanha sendo cumprido. É um trabalho necessário para as crianças nessa faixa etária, onde há um déficit em Boa Vista para esse atendimento. Não é fácil você construir e conseguir superar todas as etapas e entregar uma obra de qualidade, em um bairro onde as pessoas realmente precisam”, declarou.
A construção iniciou em fevereiro de 2014 e finalizada na quarta-feira, 29. A estrutura é moderna composta por cinco blocos, o administrativo, bloco de serviços, bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Em resumo, a creche possui oito salas de aula, uma sala multiuso, uma sala de informática, dois banheiros infantis, feminino e masculino; um banheiro adulto e dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. Além de fraldário, pátio e Playground na área externa.
Metodologia Inovadora - trata-se da infraestrutura implantada nas 17 novas unidades que estão em fase de construção. Ao invés da alvenaria convencional são utilizados materiais pré-moldados e estrutura padronizada, reduzindo custos e tempo de execução da obra. A nova metodologia melhora a funcionalidade, o desempenho térmico e acústico do prédio. A iniciativa faz parte do Programa Proinfância do Ministério da Educação financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Val Baraúna
O evento de inauguração também emocionou os presentes com a homenagem feita a Valderleide, uma mulher simples de família tradicional no estado. A família Baraúna tem cerca de 102 membros nascidos em Boa Vista e Val era a mais velha dos 13 filhos da matriarca Maria do Carmo. Fez magistério e foi aposentada como servidora pública da União pela Justiça Federal. Durante sete anos ela tentou engravidar, chegando a pensar que não podia ter filhos, mas formou sua própria família com a chegada de Leandro e Leandra Baraúna, hoje formados em Farmácia e Administração, respectivamente. Val nasceu em 1949 e faleceu em junho deste ano, com 66 anos de idade.