Prefeitura investe na descoberta de talentos esportivos em Boa Vista

28/08/2015

Judô, natação, boxe, futebol - entre tantas outras modalidades - são esportes popularizados e que revelam talentos em todo o Brasil. Um dos maiores desafios é encontrar políticas esportivas voltadas para a descoberta destes tesouros. Para mudar essa realidade a Prefeitura de Boa Vista tem investido nos atletas roraimenses. Nesta quarta-feira, 26, a prefeita Teresa Surita entregou passagens de ida e volta para os judocas Danilo Rodrigues e Angelo Adona, ambos com 12 anos, que disputarão no próximo mês a Copa Rio Internacional.

Também receberam apoio o técnico e a responsável pelos adolescentes. Essa é segunda vez que Danilo conta com o incentivo municipal. Em maio deste ano, a prefeitura entregou passagens aéreas para duas equipes que disputaram campeonatos fora do estado. O atleta foi um dos beneficiados e garantiu medalha de bronze em um campeonato nos Estados Unidos.
Além dele, o pugilista Abraão Silva, de 16 anos, aluno da Escolinha de Esportes da Vila Olímpica, participou do Campeonato Nacional de Boxe em Santa Catarina e garantiu a medalha de bronze para Roraima. Segundo a prefeita Teresa Surita, o esporte é uma das principais ferramentas para mudar a realidade de muitas crianças e adolescentes.
“Eu sou apaixonada por atividade física porque faz bem à saúde. Estamos investindo em projetos sociais esportivos voltados para a população, mas não podemos esquecer dos nossos atletas profissionais, que precisam desse incentivo para crescer. Enquanto a prefeitura puder, não vamos medir esforços para investir nessa área. Tenho certeza que daqui a algum tempo, eles serão reconhecidos em todo o Brasil”, disse a prefeita, Teresa Surita.
A prefeitura sempre incentivou atletas
Desde 2013, a prefeitura por meio da Fundação Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), investiu mais de dois milhões no esporte. Contribuindo assim para a realização de campeonatos como a Copa Boa Vista de Futebol Amador, Campeonato de Basquete, entre outros. Foram concedidas 13 passagens a atletas para participações de campeonatos nacionais e internacionais.
De acordo com presidente da Federação de Judô do Estado de Roraima, Paulo César, os principais problemas enfrentados pelos atletas, são a falta de estrutura, recursos financeiros e a participação em campeonatos fora do estado.
“Nós treinamos igual qualquer outro atleta do Brasil, temos dedicação, empenho e muita força de vontade. Porém, não se faz um bom profissional somente com treino e técnica. É preciso experiência e maturidade que só serão obtidas em competições fora daqui. Precisamos de políticas públicas voltadas para o esporte. Acho louvável o papel da prefeitura, pois ela faz sua parte” afirmou Paulo.
Além de desenvolver atividades esportivas voltadas para a população de forma gratuita, a instituição é uma das principais parceiras na realização de campeonatos promovidos pelas federações e associações roraimenses. Cerca de 30 eventos esportivos recebem o apoio da fundação ao mês. Até  o momento, a Fetec já aplicou mais de 200 mil reais no esporte.