Ação Mais Saúde leva atendimentos médicos à comunidade indígena Serra do Truaru

30/11/2015

A estrutura montada na comunidade Indígena Serra do Truaru, distante cerca de 60 km da sede de Boa Vista, chamou a atenção dos moradores. Consultórios climatizados, equipamentos para a realização de exames clínicos e um batalhão formado por 150 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além de servidores de outras secretarias, foram descentralizados para oferecer atendimentos médicos aos indígenas da região, durante todo o dia de sábado, 28. Os serviços foram ofertados na ação Mais Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foram atendidas cerca de 700 pessoas da comunidade Serra do Truaru e das vizinhas Serra da Moça, Morcego, Truaru da Cabeceira e Anzol. Elas tiveram acesso a serviços de vacinação, pesagem, preventivo, teste rápido de HIV e hepatites, além de atendimentos especializados com cardiologista, oftalmologista, dentista e pediatra. Os moradores também puderam fazer exames de ultrassonografia e de tracoma, doença inflamatória crônica dos olhos.

Durante a ação também foram emitidos o cartão SUS, feito o acompanhamento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família e a entrega de medicamentos para os pacientes que precisaram de tratamento. A Prefeitura de Boa Vista disponibilizou ônibus e vans para transportar os moradores de outras comunidades até o local dos atendimentos.

A dona de casa Helen Cris Alves, de 22 anos, da comunidade Truaru da Cabeceira, economizou uma ida a sede de Boa Vista, ao levar os filhos ao pediatra durante a ação. “Eu não tenho transporte e nem condições de ir a Boa Vista toda vez que preciso levar meus filhos as ao médico. É bom demais isso que tá acontecendo, os médicos virem pra comunidade, porque facilita pra gente”, disse.

O agricultor Raimundo Nonato, de 58 anos, também aproveitou a oportunidade para saber como estava a saúde. “O passo mais legal que eu dei hoje, foi vir pra cá e fazer os exames que eu precisava. Eu já fui receitado e agora vou pegar os remédios para me tratar. O morador da zona rural precisa dessas ações no local onde ele vive”, comentou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, lembrou que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde, é a responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, mas destacou que a prefeitura está intensificado a atuação nas áreas indígenas do município.

“Essa região do nosso município precisa muito desse tipo de atendimento. Nesses últimos meses, essa é a terceira ação que a gente faz, levando atendimento especializado pra zona rural e áreas indígenas. A gente quer se aproximar das comunidades, até pra entender as necessidades de saúde que os moradores têm”, enfatizou.

A prefeita Teresa Surita esteve presente na ação e acompanhou o inicio dos atendimentos. “Embora a saúde nas áreas indígenas seja de responsabilidade Sesai, nós estamos aqui com várias especialidades pra poder atender as necessidades dessas famílias. Acho que dessa forma, a gente avança na qualidade de vida, avança no atendimento, ouve realmente as necessidades deles e, dentro da nossa condição, fazemos o possível para realizar todos os atendimentos”, finalizou.