Cidadania

Braços Abertos: prefeita presta conta das ações desenvolvidas e anuncia recuperação de vicinais em comunidades indígenas

A reunião ocorreu nesse sábado e teve a participação dos moradores das comunidades Serra do Truaru, Serra da Moça, Truaru da Cabeceira, Morcego e Anzol, que juntas têm uma população de 1.138 pessoas

30/11/2015

Localizada a cerca de 60 km da sede de Boa Vista, a comunidade indígena Serra do Truaru foi a primeira a receber o programa Braços Abertos. A reunião, realizada com o objetivo de prestar conta das ações da prefeitura, ocorreu nesse sábado e teve a participação dos  moradores da localidade e das comunidades Serra da Moça, Truaru da Cabeceira, Morcego e Anzol. Juntas, elas têm uma população de 1.138 pessoas.

Na ocasião, eles também receberam atendimentos médicos do Mais Saúde, que além dos serviços básicos como vacinação e preventivo, também levou especialidades, como cardiologia e odontologia para os moradores da região.

A prefeita Teresa Surita, os secretários municipais e 190 servidores envolvidos nas ações foram recebidos por alunos de escolas municipais da região que deram boas vindas com músicas cantadas nas línguas wapichana e macuxi, predominantes nas comunidades, e dançaram o parixara, um dos rituais tradicionais da cultura indígena, típico em celebrações. Depois foi a vez dos moradores ficarem atentos às informações passadas pela prefeita, que fez um balanço do trabalho realizado nas comunidades indígenas para melhorar a qualidade de vida da população.

A prefeita destacou algumas ações que foram feitas nos últimos anos na região. Entre elas, a limpeza, com a retirada de 23 toneladas de entulhos das comunidades em 2015; o apoio à agricultura, com a mecanização de 40 hectares de terra onde são cultivados feijão, mandioca, milho verde e outros alimentos; à pecuária, com a vacinação de mais de mil cabeças de gado contra a febre aftosa.

Também foram mostrados os resultados do investimento na educação indígena, com a construção de novas salas de aulas e melhoria do transporte e da merenda escolar. As comunidades também perceberam a melhora na iluminação com a instalação de 205 luminárias e agora contam com a Patrulha da Seca, criada pela prefeitura para auxiliar os moradores durante o período de estiagem e evitar queimadas.

Lideranças indígenas aprovam proximidade com a gestão atual

Além do balanço do trabalho já realizado, a prefeita ouviu as lideranças da região e recebeu documentos com as reivindicações das comunidades. Ela aproveitou a ida à região e anunciou a recuperação das vicinais e pontes que dão acesso às comunidades. “Já houve a licitação e dentro dos próximos dias estaremos dando a ordem de serviço para o trabalho começar. Nós faremos a manutenção nas estradas e nas pontes, de acordo com a necessidade de cada comunidade”, informou.

Segundo o tuxaua Leoncio Lourenço, da Serra do Truaru, a notícia foi uma boa surpresa, já que a recuperação das pontes e estradas era uma das reivindicações apresentadas pelas lideranças para a prefeita durante a reunião. “Nós não esperávamos essa notícia, mas ficamos felizes em saber que o trabalho vai começar na semana que vem. A gente precisa das pontes e das estradas em boas condições para levar nossos produtos para vender na cidade. Com certeza vai ficar melhor”, comemorou.

A recuperação das estradas e pontes vai facilitar o escoamento da produção, que foi fortalecida com o trabalho de mecanização do solo. “Algumas dessas comunidades, como a Serra do Truaru, Serra da Moça e Morcego, têm um perfil agrícola muito forte. Então, o apoio que a prefeitura dá é muito importante pra eles, porque a renda e o desenvolvimento da comunidade estão muito ligados à produção”, ressaltou.

A prefeita Teresa Surita ressaltou o esforço de toda a equipe da prefeitura para melhorar a infraestrutura das comunidades indígenas, investir nas potencialidades da região e levar serviços de qualidade para os moradores, mesmo com poucos recursos. “Esse ano a gente recebeu 361 milhões de reais para cuidar de uma cidade com mais de trezentos mil habitantes, pode não parecer, mas é pouco. Para fazer todo esse trabalho é preciso toda a equipe trabalhando junta e sempre ligada no que vocês precisam. A gente nunca vai fazer 100%, mas procura fazer o melhor que pode”, enfatizou.

O esforço foi reconhecido pelos moradores das comunidades. “A limpeza nas comunidades, a implantação das luminárias, a construção de escolas e o apoio pedagógico que a prefeitura tem dados para os funcionários e alunos, são algumas das melhorias que a gente vem acompanhando”, disse o tuxaua da Serra da Moça, Alexsandro Carlos das Chagas.

A educação foi uma das áreas destacadas pela agricultora Francisca da Silva, 28 anos, “A gente está vendo a melhoria das nossas comunidades com um trabalho organizado. Por exemplo: hoje as crianças têm merenda de qualidade e transporte escolar, diferente de antes”, avaliou.