Cidadania

Parceria Tim: Boa Vista é a primeira cidade do norte e nordeste a receber plataforma digital para execução de serviços públicos

A plataforma foi criada para a localização dos serviços públicos urbanos, ou seja, será possível ter a localização geográfica de todas as ações, como manutenção de asfalto, iluminação, limpeza, entre outros

02/12/2015

Uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Instituto TIM trará mais agilidade na execução de serviços públicos, além de fortalecer a comunicação entre a gestão e a sociedade. Por meio da plataforma digital de Zeladoria Urbana Participativa (ZUP), foram criados três aplicativos: o VcBV, o Zup Técnico e o Zup Fiscal.

O VcBV é um sistema de controle de relatos feitos a central 156. A plataforma foi criada para a localização dos serviços públicos urbanos. Ou seja, será possível ter a localização geográfica de todas as ações, como, por exemplo, a manutenção de asfalto, iluminação, limpeza, entre outros. Com o VcBV, os gestores podem definir como e com qual periodicidade estes serviços devem ser realizados. A ferramenta faz parte do sistema ZUP, plataforma em software livre criada pelo Instituto TIM com o objetivo de auxiliar na gestão pública de municípios.

O ZUP Técnico será utilizado pelos servidores da Secretaria Municipal de Gestão Social na coleta de dados em campo junto às famílias atendidas pelos projetos sociais da prefeitura e pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Podendo ainda criar mapas com itens georreferenciados, gerar relatórios, expedir automaticamente laudos elaborados durante uma visita técnica e contar com a participação dos cidadãos.

O evento de lançamento foi realizado no Palácio 9 de Julho com a presença da prefeita Teresa Surita, da executiva de Relações Institucionais da Tim da Região Norte, Jaqueline Pina, e secretários municipais."Boa Vista é a primeira cidade das regiões Norte e Nordeste a ter a implantação do ZUP. Estamos investindo muito na tecnologia. Esses aplicativos vão nos ajudar tanto no atendimento à população como nas visitas técnicas da equipe da Semges ou da Vigilância Sanitária. Nosso trabalho será mais eficiente, mais rápido e sem erros. A partir de amanhã, será colocado em prática o funcionamento desses dois sistemas”, declarou a prefeita Teresa Surita.

Durante o lançamento, a Tim fez a doação de 30 tablets para prefeitura, que tornarão os levantamentos sociais muito mais rápidos, eficientes e seguros. “O aplicativo foi desenhado para aumentar a capacidade de gestão e planejamento dos gestores públicos”, é o que disse a executiva Jaqueline Pina.

Mais novidades

A ideia é colocar em prática ainda o Zup Fiscal  que está em fase de desenvolvimento.  O sistema será utilizado em qualquer demanda de campo em outras áreas como, por exemplo, levantamento imobiliário da Emhur para emissão dos Títulos Definitivos, fiscalização de estabelecimentos pela Vigilância Sanitária e apuração de denúncias.

A iniciativa é boa para todos: de um lado, o cidadão ajuda a Prefeitura a identificar melhorias a serem realizadas na cidade e, de outro, o poder público mantém os moradores informados sobre o andamento dos serviços. A Prefeitura, por sua vez, tem um ganho de gestão, com a contribuição dos moradores no monitoramento da cidade.