Saúde

Integrantes do Cabelos de Prata recebem atendimento de saúde no Cras Centenário

Eles puderam conferir o peso, a quantas anda a pressão arterial e ter aquela conversa com o médico.

Por SEMUC

26/04/2016

Cuidar da saúde é importante em qualquer idade, por isso, os idosos do Cabelos de Prata não perdem tempo, nem oportunidade. Nesta terça-feira, 26, eles receberam atendimento médico durante uma ação de saúde no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do bairro Centenário. Eles puderam conferir o peso, a quantas anda a pressão arterial e ter aquela conversa com o médico.

Durante a ação, os idosos fazem a aferição de pressão, se pesam e passam por uma avaliação médica. Caso ainda não tenham tomado as vacinas necessárias, são encaminhados para a Unidade Básica de Saúde da região. A ação é realizada pelo menos duas vezes ao mês, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Gestão Social e Saúde. Dessa vez, teve também a participação de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
“Para fazer as atividades físicas, os idosos precisam de um laudo médico, que indica quais atividades são adequadas para cada um. O acompanhamento de saúde é um dos fatores mais importantes dentro do Cabelos de Prata”, explicou a gerente do Cras Centenário, Elizabete Aguiar.
Aos 71 anos de idade e 10 de Cabelos de Prata, dona Benedita Augusta da Silva não perde uma ação de saúde. Ela sabe a importância de cuidar do corpo. “Eu gosto muito de fazer as atividades físicas aqui no Cabelos de Prata, para isso, eu preciso estar bem. Estou tranquila porque deu tudo certo na minha avaliação”, disse.
Segundo o enfermeiro Paulo Gama, os resultados do atendimento são satisfatórios. “Nós estamos fazendo o que o Ministério da Saúde preconiza, a atenção básica é o primeiro nível de saúde e caracteriza-se pelo um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo. O resultado é muito proveitoso porque nós observamos que a demanda que era na unidade, nós estamos resolvendo no próprio Cras e conseguindo manter a saúde deles, grande parte, em decorrência desses eventos”, destacou.
A parceria entre as duas secretarias leva as ações de saúde para todos os Cras, beneficiando mais de mil idosos que integram o projeto Cabelos de Prata. Na próxima sexta-feira, 29, é a vez dos idosos do núcleo do bairro União receberem os atendimentos, que vão ocorrer na Unidade Básica de Saúde do bairro, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30.