Saúde

Prefeitura implanta sessões de pilates em Unidade de Saúde para auxiliar gestantes

As fisioterapeutas Sara Matos Alves e Danielly Buchner atendem às interessadas com sessões de pilates que ocorrem sempre nas manhãs das quintas-feiras.

Por SEMUC

28/04/2016

Canseira e enfado são desconfortos amenizados para as gestantes que se submetem ao pré-natal no Centro de Saúde Silvio Botelho, localizado no Bairro dos Estados. As fisioterapeutas Sara Matos Alves e Danielly Buchner atendem às interessadas com sessões de pilates que ocorrem sempre nas manhãs das quintas-feiras.

O pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
De acordo com Sara, a prática do pilates durante a gestação é de primordial importância, porque permite o controle de algumas patologias próprias desse período, como as dores de coluna e a prevenção de outras doenças, como a incontinência urinária.
Além de auxiliar na hora do parto, a prática do pilates previne o diabetes e também um dos maiores perigos que uma gestante passa a partir da 20ª semana: o conhecido pré-eclâmpsia - transtorno da gravidez caracterizado pelo aumento da pressão arterial, inchaço das mãos e rosto (edema) e liberação de proteínas na urina (proteinúria).
As sessões de pilates para grávidas no Centro de Saúde Silvio Botelho tiveram início no mês de fevereiro deste ano. As fisioterapeutas atendem em grupos de quatro gestantes por sessão, sempre a partir das 8h15 das quintas-feiras. O trabalho é oferecido a todas as gestantes que se submetem ao tratamento pré-natal na unidade de saúde.
Aprovação - Aos 34 anos de idade, Kírkia Saranja da Silva França vai ser mãe de primeira viagem. Ela acaba de entrar no nono mês de gestação. Auxiliar de saúde bucal, Kírkia frequenta as sessões de pilates no Centro de Saúde do Bairro dos Estados desde que o serviço ali foi implantado.
"Para mim, esse trabalho tem sido de grande valia", festeja Kírkia, assegurando que desde o início do tratamento tem sentido melhoras consideráveis nas dores de coluna e abdominais. "Antes, eu não conhecia o pilates, mas depois que passei a praticá-lo, tenho me sentido com mais disposição no meu dia a dia", disse, expressando isso na alegria que esbanja ao falar do assunto.