Programa Dedo Verde comemora aniversário dos 23 anos de criação

28/04/2016

O Horto Municipal está em festa. O motivo são as comemorações alusivas aos 23 anos de atividades socioambientais do Programa Dedo Verde, que hoje mantém em seu seio 100 adolescentes de 14 a 18 anos. Iniciadas na segunda-feira, 25, as comemorações seguem até terça-feira, 3 de maio.

"Desde sua criação, em 14 de abril de 1993, primeira gestão da prefeita Teresa Surita, o Dedo Verde desenvolve a função de ajudar os pais no cuidado com os adolescentes, tirando-os da ociosidade", relata a atual coordenadora, Karuliny Maia. Os integrantes passam um período diário de 4 horas seguidas em atividades desenvolvidas no Horto Municipal.
Além de incutir nos participantes o amor à natureza, por meio de atividades ambientais, Karuliny lembra que também são incutidos valores cívicos como responsabilidade, obediência, respeito e sinceridade. "Nós repassamos a esses meninos e meninas que é melhor falar a verdade e trabalhar as consequências", relatou.
Karuliny explica ainda que, atualmente, o programa trabalha com um efetivo de 100 adolescentes, mas só neste ano 200 deles já passaram pelo Dedo Verde. "Todos experimentam a oportunidade de mudança de vida", diz. Para fazer parte do programa, o candidato ou candidata precisa estar inserido no ensino regular.
Satisfação - Pedro Henrique Lopes, 16, é aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, no bairro 13 de Setembro. Estuda à tarde e, há um ano, participa, no turno matutino, do programa Dedo Verde.  Entusiasmado com a maneira com que foi acolhido e como é tratado no programa, Pedro Henrique diz que não pretende abrir mão tão cedo das atividades que o Dedo Verde lhe proporciona.
Hoje, ele faz parte do grupo de imprensa, que trabalha na preparação da primeira edição do Jornal Interno do Dedo Verde, com previsão de ficar pronto entre o fim deste mês e início de maio.
Sheila Medeiros, 16, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna, é também uma das repórteres do Jornal Interno do Dedo Verde. Ela diz que experimentou uma considerável mudança de vida ao ingressar no programa da Prefeitura de Boa Vista. "Aqui todos são sempre bem tratados pelos educadores".
Programação - As comemorações pela passagem dos 23 anos do programa tiveram início na segunda-feira, 25, com uma oficina de violão no Dedo Verde. Na terça-feira, os integrantes fizeram uma visita às praças de Boa Vista, para aprender sobre a importância da arborização dos logradouros.
Na quarta-feira, 27, os adolescentes tiveram um dia de gincana esportiva, com a participação do Instituto Federal de Educação (IFRR), no Horto Municipal. Para quinta-feira está prevista uma visita à Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semuc), para se familiarizar com a feitura da notícia.
Na sexta-feira, 29, haverá a festa de confraternização dos integrantes, familiares e educadores do Dedo Verde. Essa festa será marcada por várias atividades como teatro de bonecos e a participação do Coral Artcanto.
Para fechar a programação da passagem dos 23 anos do programa Dedo Verde, os integrantes participarão, na próxima terça-feira, 3, de uma trilha com rapel e arborismo, sob a orientação da Guarda Civil Municipal.