Workshop sobre Regras do Boxe será realizado na Vila Olímpica nesta sexta feira

28/04/2016

A Federação de Boxe do Estado de Roraima em parceria com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) realiza nesta sexta-feira, 29, um workshop sobre as regras para a prática do boxe olímpico em competições. Podem participar atletas, treinadores e árbitros que atuam neste tipo de modalidade esportiva. O curso será a partir das 19h, no Ginásio Romerão da Vila Olímpica Roberto Marinho. O custo da inscrição é de R$ 15 e pode ser feita na hora do evento.

Durante o curso, serão repassadas orientações sobre classificação dos atletas, pontuação, vestimenta adequada para a luta, regras para utilização do protetor bucal e bandagem, tipos de faltas, condução dos árbitros no ringue, entre outros temas técnicos. Os participantes terão material didático e no fim do workshop haverá entrega do certificado pela Federação Roraimense de Boxe.
Francivaldo Romão, árbitro e juiz da Confederação Brasileira de Boxe, vai ministrar o curso. Ele disse que surgiu a ideia de promover esse encontro para explicar os fundamentos do boxe a todos os envolvidos no esporte. “Muitas academias oferecem a modalidade e quem pratica precisa saber como ocorrem as lutas dentro das exigências estabelecidas pela Associação Internacional do Boxe. Tem casos em que os pugilistas perdem uma luta devido aos erros e faltas cometidos no ringue, e que poderiam ser evitados. O workshop serve  também para os árbitros conduzirem melhor as competições e todos estarem cientes das novas regras que serão aplicadas inclusive nas Olimpíadas 2016 no Rio de janeiro”, explicou Romão.
II Desafio de Boxe – E neste sábado, 30, a Fetec realiza o segundo desafio de Boxe na Vila Olímpica Roberto Marinho, a partir das 17h. De acordo com Josiel Matos, coordenador da Vila Olímpica, além dos atletas de Roraima, devem participar boxeadores da Venezuela. A entrada é gratuita. Haverá premiação em medalhas. Este evento será importante também para a preparação dos atletas roraimenses que vão participar no mês de julho do Campeonato Brasileiro de Boxe .