Da carne de sol ao acarajé: os sabores das praças de Boa Vista

É difícil não experimentar o melhor da gastronomia local e de outras regiões brasileiras, como caldo de sururu, caranguejo, moqueca de peixe baiana a pratos italianos como pizza, lasanha, estrogonofe.

Por SEMUC

26/05/2016

Carne de sol, tacacá, acarajé e outras iguarias de dar água na boca. Quem passeia pelas praças de Boa Vista encontra um cardápio variado, com sabores de todas as regiões do Brasil. Restaurantes, lanchonetes e sorveterias atraem o público e movimentam a economia local. A culinária, que já era destaque nas praças, ganhou mais espaço com a revitalização desses locais.

Boa Vista conta com 43 praças, de norte a sul da cidade. Na maioria, além dos brinquedos e espaços para a prática de esportes, é possível encontrar um quiosque que venda algum tipo de alimentação. Algumas praças chegam a ser reconhecidas pela gastronomia, como é o caso da Mané Garrincha, na Zona Oeste.

Quem frequenta a praça, localizada no bairro Tancredo Neves, sabe que a especialidade culinária do local é famosa carne de sol na chapa. Acompanhado de um baião de dois caprichado, vatapá e de macaxeira frita, o prato conquistou uma clientela fiel, inclusive, de moradores de outros bairros.

“Sempre que volto da faculdade com fome, passo pela Praça Mané Garrincha e paro pra comprar uma marmita de carne de sol. A comodidade, o ambiente e o preço ajudam, mas a comida é muito boa, é a melhor carne de sol de Boa Vista”, disse a estudante Natasha Costa, moradora do bairro Cidade Satélite.

Enquanto a praça era reformada, a Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Sebrae/RR, ofertou cursos de qualificação para os comerciantes com foco no empreendedorismo, o que melhorou o atendimento e a qualidade do serviço oferecido.

“Antes eu trazia a maior parte dos alimentos prontos para vender, agora tenho um espaço maior e mais confortável para trabalhar. Faço tudo aqui na cozinha do quiosque. A refeição é quentinha e com mais qualidade. As pessoas podem sentar para comer com tranquilidade”, lembrou a comerciante Lindalva Coelho.

A Praça Mané Garrincha conta 20 novos quiosques e duas lanchonetes, onde é possível encontrar a tradicional carne de sol com acompanhamentos pelo preço que varia entre R$ 6 e R$ 7. No cardápio da praça ainda tem lasanha, estrogonofe, assado de panela e doces. Culinária que agrada a todos os paladares.

UM PASSEIO PELO BRASIL ATRAVÉS DA GASTRONOMIA

Que tal um acarajé feito por um legítimo baiano? A quantidade de pimenta fica por conta do cliente. Essa e outras delícias tradicionais da culinária baiana têm um cantinho reservado na Praça da Bandeira. Por trás das receitas está o José de Alencar, o nome é de poeta, mas é na cozinha que ele sabe expressar toda sua arte.

É uma culinária que alimenta como um bom caldo de sururu, camarão ao alho e óleo, caranguejo no toc toc, abará e a moqueca de peixe baiana. “É uma satisfação trazer um pouco da gastronomia e da cultura do meu estado para essa cidade linda que é Boa Vista. Comida baiana é assim: quem prova, aprova e sempre volta!” brincou.

As praças de Boa Vista são um verdadeiro guia gastronômico. É difícil parar em uma delas e não experimentar o tacacá da Praça das Águas, o peixe da Orla, a carne de sol da Mané Garrincha, o acarajé e o sorvete da Praça da Bandeira, as massas na Praça dos Bambus. Isso sem contar vários outros pratos, que vão do tradicional ao inusitado, e que representam a diversidade da capital Boa Vista.

Tá com fome? Vai a praça!

CONFIRA O GUIA GASTRONÔMICO DAS PRAÇAS DE BOA VISTA

PRAÇA DA BANDEIRA

O acarajé do baiano, o tacacá da paraense, o abará e o legítimo sorvete boa-vistense. Tem de tudo na Praça da Bandeira!

PRAÇA DO MIRANDINHA

Aquele sandubão gostoso! Drinks tropicais e coloridos: bem a cara do verão!

ORLA TAUMANAN

O famoso peixe à delícia te espera, mas também tem a versão assada e a caldeirada. Caso a preferência seja por massas, tem pizza, da tradicional a sabores que são a cara da Amazônia. Quem for no local também vai encontrar hambúrguer e sorvete.

PRAÇA DOS BAMBUS

Taí um lugar bom para deliciar uma boa comida italiana: pizza, bruschetta, camarão ao molho bechamel... Que chique!

PRAÇA MANÉ GARRINCHA

A carne de sol na chapa é o carro-chefe, mas o cardápio agrada a todos os paladares. Lasanha, estrogonofe, assado de panela, cachorro quente. Huuum!

PRAÇA DAS ÁGUAS

Quer provar o sabor do Pará? Dá uma passadinha na praça e tome o famoso tacacá. Lá também tem carne de sol, yakissoba e um cardápio variado para matar a fome de qualquer um.