Saúde

Socorristas do Samu passam por capacitação para socorrer múltiplas vítimas

O curso segue até esta quarta-feira, 11, às 8h30, no Parque Anauá.

Por SEMUC

10/05/2016

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devem estar preparados para qualquer tipo de ocorrência. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os socorristas da capital e do interior e ainda profissionais do Corpo de Bombeiros. Dessa vez, com foco no resgate de múltiplas vítimas. O curso segue até esta quarta-feira, 11, às 8h30, no Parque Anauá.

No próximo sábado, 21, às 8h, próximo ao Pátio Roraima Shopping, as equipes realizarão um acidente simulado para colocar em prática tudo que aprenderam durante a capacitação. Socorrista há seis anos, Marival Richil, 45, disse que as técnicas de socorro mudam todo o tempo e que é necessário estudar.
“Todos os anos a gente se recicla pra ficar por dentro dos novos métodos de socorro. Não é todo dia que tem acidentes assim com múltiplas vítimas, mas precisamos estar preparados para qualquer eventualidade”, frisou.
De acordo com o diretor do Samu, Luciano Coutinho, para esse atendimento com várias vítimas, existe um protocolo específico chamado Start. Um método que consiste em avaliar o local do acidente e montar um posto de trabalho. Áreas identificadas pelas cores vermelha, amarela, verde e cinza irão ajudar na triagem das vítimas e assim iniciar o atendimento pré-hospitalar.
“Esse procedimento ficou muito conhecido quando aconteceu o acidente com as torres gêmeas nos Estados Unidos, foi quando começaram a difundir esse conhecimento. Todos devem conhecer esse protocolo, entender o seu papel e salvar o maior número de vítimas. Acredito que melhoramos o nosso atendimento, por estar sempre por dentro dos protocolos de socorro do Samu”, explicou.