Home|Notícias|Empreendedorismo: Novo ciclo de aulas com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos
19/05/2017 09h40
Foto Eduardo Andrade Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O segundo ciclo de oficinas dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) retornou esta semana para as escolas municipais. Foram contempladas este ano, 18 escolas municipais e 21 turmas do 3º e 4º do Ensino Fundamental. Uma média de 570 alunos vivenciarão em sala de aula experiências empreendedoras com a criação de um plano de negócios. A abertura oficial das atividades foi realizada nesta quinta-feira, 18, na Escola Municipal Menino Jesus de Praga, no bairro Jóquei Clube.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae/RR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A metodologia do JEPP estimula o aluno a desenvolver a criatividade, resolver problemas além de prepará-los para as escolhas no futuro, como ingressar no mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania, geração de renda de maneira sustentável.

Representantes do Sebrae/RR participaram da abertura oficial, entre eles, Elissandra Costa, coordenadora do Programa de Educação Empreendedora e gestora do JEPP. Segundo ela, a projeto tem como objetivo fortalecer e disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes com o envolvimento de mais de 860 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Deste participam 20 escolas, 18 municipais e duas privadas.

A metodologia visa principalmente à disseminação do comportamento empreendedor, o planejamento e a estruturação de um plano de negócios. A nossa maior expectativa é que isso venha contribuir não somente para a vida do aluno, mas na escola, família, comunidade e estado. No comportamento empreendedor você aprende a definir metas, ter compromisso, trabalhar com qualidade, relacionamento com o cliente, conhecimento de mercado e todo o planejamento de futuro”, ressaltou.

Para cada ano escolar, o programa tem um modelo de negócio diferenciado. Como este ano, a Secretaria Municipal de Educação decidiu envolver somente as turmas de 3º e 4º Ano, serão dois temas a serem trabalhados. As turmas do 3º ano terão que desenvolver o tema “Brinquedos Ecológicos” e criar uma loja de peças lúdicas sustentáveis, com a utilização de materiais recicláveis. Já o 4º ano terá que abrir uma “Locadora de Produtos”, e emplacar a locação de diversos produtos junto à comunidade escolar.

Para o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Hefrayn Lopes, a experiência do ano passado foi um sucesso, porque, segundo ele, o projeto culmina naquilo que é proposto, que é despertar o empreendedorismo na criançada. “Acredito que essa seja uma preparação para o mercado de trabalho. Mas alguém pensa, eles são apenas crianças e já estão sendo preparados para o mercado? não é que os alunos vão trabalhar agora, mas já terão o entendimento de como funciona o mundo dos negócios. Isso firma a postura delas enquanto cidadãos responsáveis. Estamos criando desde a base, pessoas que vão contribuir com o crescimento econômico e cultural do nosso estado”, disse.

Os professores que estão com a missão de transmitir as oficinas passaram por uma capacitação entre os meses de abril e maio. A turma contemplada com o JEPP na Escola Municipal Menino Jesus de Praga, foi a da professora Isa Oliveira, 3º Ano 32. Os 30 alunos da turma abraçaram a missão de desenvolver uma loja de brinquedos ecológicos.

A escola está entrando neste projeto com uma expectativa muito grande de sucesso. Como o JEPP já é pensado para a criança, acho que não teremos dificuldades em transmitir as ações, acredito que os alunos vão gostar, afinal de contas, aprender de forma lúdica é algo que interessa muito. Contamos que as habilidades que eles terão que desenvolver trará muitos benefícios para a vida escolar deles”, ressaltou a professora.

As oficinas temáticas com os alunos será de maio a setembro deste ano, e que culminará na Feira de Negócios a ser realizada em outubro. Todas as empresas, que foram criadas e desenvolvidas ao longo de cinco meses, estarão em exposição para comunidade.

Confira as turmas incluídas no projeto, este ano:

Escolas

Turmas