ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Infraestrutura: Prefeitura ultrapassa a marca de 100 km de asfalto executados desde
NOTÍCIAS
Serviços Públicos
18/05/2017 16h01
Infraestrutura: Prefeitura ultrapassa a marca de 100 km de asfalto executados desde
Foto Igorh Martins
As obras de urbanização executadas neste período foram custeadas por meio de recursos federais e recursos próprios do município.

Boa Vista já não é mais a mesma de quatro anos atrás. Muita coisa mudou e para melhor. Desde 2013, a Prefeitura transformou Boa Vista num verdadeiro canteiro de obras, melhorando a vida de milhares de moradores. Ao asfaltar algumas ruas no início desta semana, a Prefeitura de Boa Vista atingiu a marca de 102 km de asfalto executados na capital. No período de quatro anos e meio, 226 ruas e avenidas foram contempladas com pavimentação nova, e muitas, inclusive ganharam calçadas, sarjetas e meio-fio, além da rede de drenagem.

Entre as vias que já finalizaram todo o serviço de drenagem e asfalto esta semana estão um trecho da rua Salvador, no Nova Cidade, trecho da rua Estrela Bonita, no Raiar do Sol e final da Rua Carmelo, que fica na área do bairro Jardim Tropical. Todos estes locais eram motivos de reclamação por parte da população. Agora, para concluir todo o processo de urbanização segue os serviços de implantação de calçadas e sarjetas.
 
A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, tem consciência de que há muito a ser feito, mas que está firme em seu propósito de transformar Boa Vista na melhor capital do Brasil em qualidade de vida. “Estou diariamente buscando alternativas para que Boa Vista receba a infraestrutura que merece. Em breve teremos novos convênios que contemplarão mais ruas da zona oeste a leste da cidade”, ressaltou.
 
As obras de urbanização executadas neste período foram custeadas por meio de recursos federais e recursos próprios do município. Foram firmados nesse período, 11 convênios com o Ministério da Defesa através do Programa Calha Norte, cinco convênios com o Ministério das Cidades, e um com Ministério da Integração Nacional. Foi também investido o valor de 30 milhões de recursos próprios do município.
 
Os bairros que mais receberam asfaltamento desde 2013 foram os bairros Cidade Satélite, com 35 vias asfaltadas, e o Senador Hélio Campos com um saldo de 31 ruas e avenidas urbanizadas. Além do Pintolândia, Bela Vista, Centenário e Raiar do Sol que tiveram mais de 10 vias asfaltadas. Para o secretário municipal de Obras, Guga Carvalho, atingir essa marca de 100 km de asfalto significa que a prefeitura está atenta aos anseios da população e está incluindo nos projetos as ruas que mais que tem gerado reclamações, principalmente das áreas mais carentes.
 
“Boa Vista foi uma cidade construída sem nenhuma infraestrutura, a população sofria muito com a falta de urbanização. Antes, se pavimentava sem o sistema de drenagem. Hoje a Prefeitura procura levar o asfalto já incluindo a rede de drenagem para que não tenha problemas futuros com alagações, além de trazer também a urbanização incluindo no pacote de obras as calçadas, sarjetas e quando necessário o meio-fio”, ressaltou o secretário. 
 
No convênio firmado em junho de 2016 através do Programa Calha Norte, a prefeitura incluiu 33 ruas em um pacote de obras dividido em quatro lotes que ainda está em execução na cidade. A meta é contemplar 15,48 km de drenagem, 21,81 km de pavimentação e 28,94 km de calçadas. O investimento orçado em R$ 33,6 milhões foi repassado para atender a seis bairros e a prefeitura já executou 63% da obra, ou seja, das 33 ruas incluídas nos lotes, já foram executadas 21, restando apenas 12 para asfaltar.
 
As ruas Salvador, Estrela Bonita e a Carmelo estão na lista das contempladas deste convênio. A rua Salvador, que era cenário de lama, buracos e alagamentos está aos poucos ganhando uma cara nova. Os operários já pavimentaram um trecho de 930 metros da via e agora seguem com implantação das calçadas e sarjetas. Para a dona de casa, Cleia Davis, moradora a 10 anos da rua, disse que com esta obra a vida dos moradores no local já melhorou 90%.
 
“Para sair de casa era uma luta no inverno, a gente saia por cima de pedaços de madeira. Agora com este asfalto melhorou bastante, eu diria que 90%, porque ainda não concluíram todo o serviço. Eu creio que a rua vai ficar bem melhor e mais bonita, porque agora ela está recebendo calçada”, disse a moradora. 
 
No trecho de 400 metros asfaltados da rua Estrela Bonita, no Raiar do Sol, a vala que havia no local deu lugar a uma pavimentação nova e em breve também terá calçadas e sarjetas. O trecho pavimentado é entre a rua eclipse e a rua Antônio Silvino de Alexandre (antiga Z-3). Já a rua Carmelo, nos últimos anos recebeu urbanização em quase toda a sua extensão, ganhou espaço para a ciclovia e calçadas, mas havia um trecho que ainda faltava asfaltar. Foi este trecho no final da rua que recebeu asfalto esta semana e ainda terá calçada e sarjetas.
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil