Família Que Acolhe antecipa Dia das Mães e emociona ao entregar kit enxoval

06/05/2015

“No dia em que entrei pela porta do Família Que Acolhe, eu realmente fui envolvida por pessoas que não se importaram com a minha idade, elas só queriam cuidar da gente. Numa gravidez difícil, eu ganhei algo mais importante que um enxoval, eu ganhei forças”, disse Melissa Herrero, de 17 anos, emocionada.

Ela é uma das quatro mil mulheres que fazem parte do programa integrado de acompanhamento materno-infantil: o Família Que Acolhe (FQA). A comemoração ao Dia das Mães foi antecipado para Melissa e outras 200 beneficiadas do programa. Elas receberam nesta quarta-feira, 6, o kit enxoval, que entrega desde a bolsa até o berço que o bebê usará.
Com a entrega dos kits, realizada com a participação da prefeita Teresa Surita, as mãezinhas do FQA se preparam para a reta final do momento mais especial da família: a chegada de um bebê. As gestantes com oito e nove meses de gravidez receberam as peças. Felizes, elas destacaram que a ação do FQA vai além de ganhar fraldas, berços e roupinhas. Todas ressaltaram o sentimento de cuidado e carinho que recebem participando do projeto.
“O momento da chegada de uma criança na família é muito especial. A gente se prepara para essa nova fase da vida. Esse amor e carinho começa ainda com o pré natal, depois os preparativos do enxoval e daí para vida toda. Ser mãe é isso, amor infinito. A intenção do FQA é fazer parte desses momentos”, disse a prefeita Teresa Surita.
Todas as beneficiadas do programa recebem acompanhamento gestacional. Elas ainda participam de outras etapas, como a Universidade do Bebê, o Leitura Desde o Berço, as oficinas de musicalização e coral.
Transformado em lei desde 2013, além de garantir os direitos da família, o programa implementa e transcende o que existe de mais avançado no setor público, pois integra todos os serviços básicos necessários para mãe e filho, garantindo de uma só vez o agendamento e acompanhamento de consultas, exames e procedimentos médicos.
De maneira inovadora, o FQA desburocratizou ainda o acesso à educação, pois antes mesmo do nascimento, a criança já tem sua matrícula garantida na creche e na escola até os 6 anos de idade, quando inicia o Ensino Fundamental.