Home|Notícias| Procon Boa Vista integra os Conselhos de Usuários de Telecomunicações
Direitos do consumidor
27/03/2017 18h42
Procon Boa Vista integra os Conselhos de Usuários de Telecomunicações
Foto: Jackson Souza
A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, tomou posse nos conselhos da Vivo e Oi.

O Procon Boa Vista integra quatro Conselhos de Defesa de Usuários de Telecomunicações da Região Norte (Claro, Oi, Tim e Vivo). A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, tomou posse na diretoria de dois deles: presidente do Conselho da Vivo, em solenidade realizada em Belém (PA), na semana passada e na vice-presidência do Conselho da Oi. As eleições ocorreram no final de 2016.

O Conselho de Usuários é integrado por usuários dos serviços de telecomunicações e entidades que os representam, e tem caráter consultivo voltado para a avaliação dos serviços e qualidade do atendimento prestado pelas operadoras, bem como, para a formulação de sugestões e propostas de melhoria dos serviços de telecomunicações.

A vigência do mandato de presidente e vice-presidente é de dois anos, mas poderá ser reduzido por um ano, de acordo com as decisões dos conselheiros nos próximos encontros. Segundo Sabrina Tricot, a ideia é fazer uma reformulação no regimento e oportunizar os cargos para outros estados da região.

As reuniões ordinárias devem ocorrer, presencialmente, até quatro vezes ao ano. As reuniões da Claro serão realizadas em Belém; e as da Oi em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Tocantins (TO). O Conselho de Usuários é uma instância de participação institucionalizada sem personalidade jurídica, nem autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

“As reuniões ordinárias têm o objetivo de cooperar com as empresas de Telecomunicações na elaboração de propostas de melhoria e adequação dos serviços prestados aos usuários e no desenvolvimento e disseminação de programas e ações de conscientização e orientação aos consumidores sobre a utilização dos serviços de telecomunicações, bem como sobre os seus direitos e deveres”, destacou Sabrina Tricot.

De acordo com a secretária, a procura pelos serviços do Procon, relacionados à telefonia, só aumenta a cada ano. “Em 2015 foram registradas 1.648 demandas em nossa base. Em 2016, foram realizados 1.801 atendimentos e, apenas no primeiro bimestre de 2017, 430 consumidores já recorreram ao Procon Boa Vista para intermediar a solução de conflitos”, ressaltou.

Procon Boa Vista - Os consumidores em busca de informações devem se dirigir à sede do Procon Boa Vista, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (antigo Terminal do Caimbé), avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar, sala 02, no horário das 8h às 14h. Ou ainda solicitar informações pelos telefones 3625-2219, 3625-6201 ou pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br.