Home|Notícias|Dia das Crianças: Profissionais de saúde se mobilizam para restaurar bonecas
11/10/2017 17h53
Dia das Crianças: Profissionais de saúde se mobilizam para restaurar bonecas

A campanha começou com a meta de adquirir pelo menos 136 bonecas já usadas.

Os profissionais da unidade básica de saúde do Liberdade querem ir além no cuidado com os usuários atendidos na região. Por isso, a equipe tem se empenhado também para garantir a qualidade de vida das pessoas através de ações com foco na autoestima e no bem-estar das crianças do bairro.

Por meio de um projeto solidário, a equipe iniciou a restauração de bonecas já usadas transformando-as em princesas, que serão doadas para as crianças da escola e da comunidade, numa tentativa de resgatar brincadeiras antigas que estão se perdendo por causa da tecnologia.

A ideia surgiu de um coração inquieto e generoso da enfermeira Ivanilsa Alves, que se dispôs a ajudar os que precisam de cuidados e atenção. A profissional atua há mais de sete anos na área da saúde em Boa Vista e identificou que, além de cuidar da saúde das crianças na Escola Municipal Vovô Dandãe, precisava também incentivá-las a resgatarem as brincadeiras lúdicas.

"Eu já tinha feito um curso para confeccionar bonecas e começamos junto com a escola uma campanha de doação de materiais, das bonecas e de tempo para fazer essas lindas princesas. É uma forma de incentivar as crianças a deixar de lado os celulares, as tecnologias e terem um tempo para serem crianças, para brincar não apenas com as bonecas, mas resgatarem as brincadeiras infantis, a interação entre os colegas em um momento lúdico", explica a enfermeira.

A campanha começou com a meta de adquirir pelo menos 136 bonecas já usadas. Ao todo já foram recolhidas mais de 150 e ainda hoje estão recebendo as doações de profissionais de saúde da unidade, dos profissionais da escola, acadêmicos de enfermagem da FARES e do SENAC e a própria comunidade que se engajou na campanha.

"Muitas dessas bonecas chegaram até nós sem braços e pernas, faltando alguma coisa e estão sendo transformadas em lindas princesas. A maioria das meninas não tinha como comprar uma boneca. É um material artesanal, que pode parecer simples, mas é feito com muito amor e dedicação de todos os envolvidos", afirma a diretora da unidade, Sheila Maria Oliveira de Albuquerque.

Após um curso intensivo realizado pela enfermeira Ivanilsa, de como restaurar e confeccionar os novos vestidos das bonecas, a agente comunitária de saúde, Jhucyellen da Silva Rodrigues, se diz satisfeita de poder contribuir. "Não sabia nem por onde começar, como arrumar o vestido, muito menos restaurar as bonecas sem braços. É preciso ter muita paciência e criatividade, fico feliz de poder ajudar, é uma terapia pra gente", disse.

As bonecas resgatadas e doadas iriam parar no lixo, as saias são feitas com garrafas pet que também seriam jogadas no lixo, os materiais como cola e EVA foram doados pela escola. Todas as bonecas serão entregues para as meninas da escola Vovô Dandãe, e da comunidade do bairro Liberdade, no evento Criança Saudável, é Criança Feliz, promovido pela unidade de saúde, no dia 21, às 8h30. O evento é alusivo ao Dia das Crianças.

A confecção dessas bonecas dura em média uma hora, e os profissionais vão aproveitando seu tempo de folga na unidade para fazer isso, a maioria das vezes ao final do expediente. Vale destacar que a média de uma boneca similar é de R$ 30,00 no mercado local e a original, mais de R$ 100,00.