Home|Notícias| Comunidades Indígenas: Prefeitura divulga resultado da 2ª etapa da campanha de vacinação
Agricultura e Pecuária
14/11/2017 16h10

Ao todo mais de 3 mil cabeças de gado foram imunizadas.

A Prefeitura de Boa Vista encerrou na última semana a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em 15 Comunidades Indígenas da área rural de Boa Vista. Ao todo mais de 3 mil cabeças de gado foram imunizadas.

A ação foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI, composta por um médico veterinário e técnicos agropecuários. A Prefeitura de Boa Vista fornece e aplica a vacina de forma gratuita há nove anos.

As comunidades atendidas pela Secretaria de Agricultura foram: Truarú da Cabeceira, Serra da Moça, Truarú da Serra, Morcego, Três Irmãos, Mauixi, Vista Nova, Ilha, Campo Alegre, Vista Alegre, São Marcos, Darôra, Milho, Lago Grande e Bom Jesus.

A equipe também realizou a vermifugação do gado para o controle de verminoses, endo e ectoparasitas além da vacinação contra a brucelose em algumas áreas. Os proprietários dos rebanhos também receberam orientações para evitar outras doenças nos animais.

“Os criadores têm a obrigação de vacinar o rebanho bovino contra a Febre Aftosa e a nossa equipe realiza esse trabalho com a ajuda destes criadores. A falta da vacinação se torna um problema econômico, uma vez que se uma rês adoece, todo o rebanho pode ficar doente rapidamente, então é extremamente necessário a vacinação em massa buscando a erradicação efetiva da doença”, destacou o médico veterinário da SMAI, José Teixeira.

Febre Aftosa – Atualmente, o Brasil é considerado, na maior parte das regiões, incluindo o estado de Roraima, livre da febre aftosa com vacinação. Não há focos registrados da doença desde 2004.