Home|Notícias|Carnaval 2018: Folia movimenta economia local e garante renda extra para quem escolheu trabalhar no carnaval
11/02/2018 08h05

A costureira Joana Pimentel, de 62 anos, montou um pequeno ateliê, onde customiza abadás e confecciona fantasias.

Blocos, fantasias e geração de renda. O carnaval de Boa Vista garante diversão para os foliões e um faturamento extra para quem quer reforçar o orçamento  familiar. A Praça Fábio Marques Paracat conta com uma praça de alimentação com 13 barracas. Outros 90 ambulantes circulam pelo local comercializando diversos produtos. Quem trabalha com o lazer infantil também está sorrindo nesse período, são 20 espaços com brinquedos.

No local também foram instalados bares, food trucks e até gelaterias, além das várias barracas que oferecem artesanatos, bijuterias e brinquedos. Em uma delas, a costureira Joana Pimentel, de 62 anos, montou um pequeno ateliê, onde customiza abadás e confecciona fantasias. Ela já participa do carnaval de Boa Vista há seis anos, mas foi a primeira vez que resolveu costurar no local da festa. Só no primeiro dia de carnaval, ela recebeu trinta encomendas.

"Eu vi que as pessoas compravam os abadás aqui na praça, aí tive essa ideia de trazer a máquina de costura pra cortar e enfeitar os abadás aqui mesmo. Eu vivo da costura e quando tem esses grandes eventos, como o carnaval, eu aumento cerca de 90% o faturamento", disse.

Quando querem repor as energias depois de pular nos blocos, os foliões correm para a praça de alimentação e lá encontram um cardápio variado: churrasquinho, sanduíches, acarajé e até sushi. Na barraca de comida japonesa, o Célio Macedo Oliveira Jr é o responsável por elaborar os pratos. "É a primeira vez que a gente está no carnaval, estamos experimentando e divulgando o restaurante. Esperamos ter um bom faturamento nesses cinco dias", contou.

O carnaval arrasta milhares de foliões atrás dos blocos e de quebra movimenta a economia da cidade. "A estimativa é que o carnaval movimente cerca de R$ 5 milhões em Boa Vista. É um importante ganho para a economia local", pontuou o superintendente de Cultura da Fetec, Enos Almeida.