Home|Notícias|Projeto Semente Crioula: Produtores da região do Murupú se preparam para início do plantio
Agricultura e Pecuária
08/02/2018 19h00

Agricultores da região do Murupú, município de Boa Vista, se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI) para definir os detalhes do início do Projeto Semente Crioula, que contempla 13 famílias na região e que possui a venda garantida para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONA). O objetivo é colher 20 toneladas de feijão e 7,5 toneladas de milho. Os produtores terão um ano e meio para concluir a entrega dos grãos.

A Secretaria Municipal de Agricultura fará o preparo da área com a coleta de solo para análise e interpretação, a fim de identificar as quantidades exatas de nutrientes a serem ativados para suprir as necessidades da cultura implantada no local, além da preparação da área para o plantio com a grade aradora e a distribuição de insumos como calcário e fertilizante fosfatado.

“A expectativa para o início dos trabalhos é muito positiva pois as famílias contempladas no projeto já estão organizadas por meio de associação, o que facilita muito o trabalho”, disse o diretor técnico da SMAI, Fábio Guths.

O agricultor e presidente da Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia (Coopana), Euripes Rosa da Silva, destacou que o projeto vem para melhorar muito a renda das famílias envolvidas e consequentemente o mercado no município. “A cooperativa está se organizando da melhor forma para iniciar e finalizar este projeto com sucesso”, disse.

Projetos –  A Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas vem desenvolvendo uma série de projetos no âmbito do Plano de Desenvolvimento do Agronegócio. A proposta é estabelecer polos produtores inicialmente de batata doce, macaxeira, milho e feijão na área rural e transformar o cenário econômico do município de Boa Vista.