Home|Notícias|Guarda Municipal completa 28 anos de fundação
09/03/2018 16h15
Guarda Municipal completa 28 anos de fundação

Guarda Civil Municipal
Hoje a instituição está mais equipada e preparada para atender os cidadãos boa-vistenses

Há 28 anos, a Guarda Civil Municipal tem servido os boa-vistenses com coragem e determinação. Inicialmente, a instituição apenas oferecia suporte às polícias e zelava pela segurança do patrimônio e dos logradouros públicos. Hoje, a GCM dispõe de prestígio em todo o país, ostentando o posto de uma das mais bem equipadas e mais preparadas forças de segurança pública do Estado de Roraima.

Em janeiro deste ano, a prefeitura entregou 300 pistolas calibre 380. Todo esse armamento deve ser utilizado pelos guardas civis aprovados em 2017 no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Armas de Fogo de Repetição e Semiautomática. Recentemente, a GCM recebeu dez espingardas calibre 12, modelo Pump Cbc Tactical.

Em termos de equipamento, a Guarda Civil também dispõe de 27 viaturas, 18 motocicletas, 01 microônibus de monitoramento e 25 bicicletas (para a Ciclo Patrulha), 160 coletes à prova de balas, 41rádios digitais.  Para o superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos, hoje a instituição orgulha os boa-vistenses devido ao bom trabalho que tem desenvolvido na área de segurança pública.

Guarda Civil Municipal

“Hoje temos uma condição incomparável em relação ao que deparamos logo no início. Temos uma instituição mais treinada, onde o guarda exerce suas funções com mais precisão e responsabilidade em nome dos cidadãos. Estamos bem mais equipados, com viaturas, motocicletas e armamento. Temos a satisfação de dizer que a Guarda Municipal hoje tem melhores condições de servir ao cidadão boa-vistense”.

Hoje o efetivo é de 366 homens e mulheres, mas vai subir para 393 com a nomeação de mais 27 aprovados no concurso público de 2012. Segundo Murilo, com um efetivo maior, o campo de atuação da GCM deve aumentar, com maior eficiência no atendimento das demandas vindas da população.

“Hoje, devido a problemática que se instalou em Boa Vista em questões simples ou complexas de segurança, o cuidado com o patrimônio e com as pessoas em geral, esse reforço que recebemos é algo muito bem vindo. Nós vamos ter uma condição melhor de distribuí-los em nossos postos para atender a nossas necessidades e a do povo, aumentando também o efetivo nas rondas, que tem o objetivo de evitar crimes contra o patrimônio e contra a vida”.

Guarda Civil Municipal

A GCM dispõe dos seguintes agrupamentos: Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Defesa Civil, além da Patrulha Maria da Penha, que atua em parceria com o Poder Judiciário no acompanhamento de vítimas de violência doméstica. Além disso, 152 guardas civis estão aptos a portarem armas de fogo, por terem se formado no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Armas de Fogo de Repetição e Semiautomática.