Home|Notícias|Sarampo - Prefeitura de Boa Vista intensifica vacina em um Dia de mobilização
12/03/2018 08h00
Sarampo - Prefeitura de Boa Vista intensifica vacina em um Dia de mobilização

Ação alcançou mais de 20 mil pessoas nos pontos fixos e móvel

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses e adultos até 49 anos de idade ocorreu durante todo o dia de sábado em 50 pontos fixos da capital e um móvel. Os pontos de vacinação começaram as atividades logo cedo, na maior mobilização da capital.  Ao todo foram alcançadas 20.431 pessoas, destas 9.693 já estavam imunizadas e 10.601 foram vacinadas contra o sarampo.

A campanha continua até o dia 10 de abril, em todas as unidades básicas de saúde. “Fizemos uma grande mobilização durante todo o dia de sábado para alcançar o maior número de crianças e adultos que ainda não tinham recebido a vacina. E queremos convocar todos que ainda não se vacinaram que vá até uma de nossas unidades”, convida a prefeita Teresa Surita.

Vacinação - Sarampo

Durante a ação, as crianças também receberam doses da vacina contra varicela. No ponto fixo da unidade básica de saúde do Caimbé, Olenka Macellaro, antes da vacina, as crianças se distraíam na sala lúdica, com pintura de rosto, ouvindo histórias e outras atividades. Tudo organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Social - SEMGES.

Teresa Hanandiz Anderson, 33, é feirante e acordou cedo para levar seus quatro filhos de dois, seis, nove e 11 anos para se vacinarem, mas descobriu que os cartões de vacina dos quatro estavam atualizados. Apenas ela tomou a vacina.

“Todas as vezes que tem campanha eu trago eles para se vacinar, ainda bem que todos estão protegidos, eu estou bem receosa com essa situação do sarampo em nossa cidade e achei ótimo essa iniciativa de começar logo a campanha com o Dia D, pois alcança mais pessoas, que durante o dia não tem como levar seus filhos”.

Vacinação - Sarampo
Teresa Hanandiz: "Achei ótima essa iniciativa de vacinar as pessoas"

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão explica que a faixa etária foi reduzida. “Pela vacinação de rotina, as crianças deveriam receber a vacina quando completam 12 meses de vida, é importante esclarecer que as que estão recebendo com seis meses terão que tomar novamente quando completarem um ano, seguindo assim o calendário normal de imunização e garantir a proteção”.

Quem deve tomar a vacina:

- Crianças a partir de seis meses de vida;

- Adultos até 49 anos ou crianças sem registro de vacinação contra o sarampo.

Pontos de vacinação – A campanha de vacinação contra o sarampo vai até o dia 10 de abril, todas as pessoas que não conseguiram se vacinar, podem procurar uma das 32 unidades básicas de saúde de Boa Vista.

No próximo sábado, 17, a prefeitura de Boa Vista realiza ação de vacinação nas praças Símon Bolívar e Capitão Clóvis, no dia 24, na Feira do produtor, no período de 26 a 29, na área rural.

Campanha de Vacinação