Home|Notícias|BNCC: Profissionais da Educação Municipal participam de capacitação para elaboração do currículo da Educação Infantil
12/04/2018 18h04

Durante o encontro, os profissionais deram subsídios para alinhar à Base Nacional Curricular (BNCC)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), promoveu nesta quinta-feira, 12, o encerramento da capacitação Direito de Aprendizagem, que reuniu profissionais da Rede Municipal de Ensino, técnicos, gestores e coordenadores, no auditório da secretaria. A ação que se iniciou no dia 10, faz parte do processo de orientação para implantação do currículo da Educação Infantil em Boa Vista. O evento contou com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Durante o encontro, os profissionais deram subsídios para alinhar à Base Nacional Curricular (BNCC), aprovada no final do ano passado.  De acordo com a secretária municipal adjunta de Educação, Josélia Mendes Gomes, a capacitação surgiu com a necessidade da construção do currículo na perspectiva da primeira infância, que é uma ação que contempla o Plano de Governo da prefeita Teresa Surita.

“Esse primeiro momento é de instrumentalização e de discussão, porque esses profissionais serão os multiplicadores dentro da escola. Vamos colocar no papel todos os nossos direcionamentos pedagógicos na educação infantil. Esse é um momento impar para nós, tendo em vista que a gestão municipal já desenvolve um excelente trabalho voltado para educação infantil. A previsão é que até junho estejamos com o currículo preliminar”, ressaltou a secretária.

Em janeiro os professores da educação infantil também passaram por uma capacitação, na qual receberam a introdução do que a Base Curricular traz como conteúdo e o que é oferecido pela prefeitura dentro do ensino estruturado. Os profissionais puderam conhecer um pouco mais da política adotada pela prefeitura sobre a importância da primeira infância em Boa vista.

Para a coordenadora da Escola Municipal Doutor Silvio Leite, Marilene Portela, essa ação reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, levando em consideração os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais.

“Participar dessa construção é um momento histórico, porque antes não havia um currículo obrigatório. Agora estamos nesse momento de definição de estrutura, verificando a forma que seja mais facilitadora para os professores e assim possamos utilizar realmente como ferramenta didática dentro da sala de aula”, frisou