Home|Notícias|Igarapé Musical: Cantora Euterpe e banda relembram grandes sucessos da Bossa Nova
16/04/2018 09h01

Tom Jobim, Nara Leão, Vinicius de Moraes, entre outros, foram homenageados na noite deste sábado, 14, durante o Igarapé Musical na Praça do Mirandinha. Isso por conta dos 60 anos da bossa nova, estilo brasileiro que é referência mundial e que nesta ocasião foram celebrados no palco pela cantora roraimense Euterpe e banda. O evento é promovido pelo Instituto Boa Vista de Música, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

Apesar da forte chuva que sobreveio à noite, ninguém que estava no Mirandinha desde o início do evento foi para casa. Em poucos minutos, após o término do fenômeno natural, equipamentos como amplificadores, mesa de som e os instrumentos musicais foram reinstalados para o prosseguimento da festa, que contou também com declamações de poesias.

“A chuva veio para abençoar a nossa luta. Esse é um trabalho de resistência que o IBVM faz. E nós não paramos, pois nós queremos sempre levar às pessoas uma música de qualidade, com uma letra profunda, além de um encontro. O Igarapé é uma celebração musical que reúne toda a comunidade. As pessoas vêm com seus familiares, filhos, netos, avós, pois entendem a importância do que é feito aqui na praça”, afirmou Serginho Barros, presidente do IBVM.

O show de Euterpe foi o ponto alto da noite, como tradicionalmente acontece nas edições do Igarapé em que um artista local de renome encerra o evento. A bossa nova é presente na carreira da cantora, tanto que seus dois primeiros discos (“Batida Brasileira” e “Batida Brasileira 2”) tiveram fortes influências do estilo. Para ela, ainda que a “bossa” tenha 60 anos, está longe de ser uma música ultrapassada, mas muito presente na identidade do brasileiro.

“A Bossa Nova é uma mistura do samba com o jazz que se internacionalizou e hoje é um ritmo conhecido no mundo todo e que é uma referência para o Brasil. Por isso eu fico muito feliz em interpretar essas canções, no ano em que o estilo comemora seus 60 anos e que influencia muito em meu trabalho de composição. Longe de serem canções antigas e velhas, mas representam algo novo e contemporâneo, porque são ótimas músicas, de boas melodias e grande qualidade nas letras, que carrega muito da nossa brasilidade”.

Acompanhando a artista estavam os músicos Diel Cunha (teclados), Alfredo Rolins (bateria) e Serginho Barros (baixo). A plateia fez coro entoando de cor a maioria das canções, como “O barquinho” (Nara Leão), “Wave”, “Fotografia” (Tom Jobim) e “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Morais).

Para a cantora, Nathália Lago, o Igarapé Musical têm forte apelo cultural, reunindo diversos estilos musicais. Além disso, a edição deste sábado foi mais que especial.  “Acho muito importante iniciativas como esta, pois fortalecem muito a cultura local, principalmente neste sábado, em que se comemoram os 60 anos da Bossa Nova”.