ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Igarapé Musical: Cantora Euterpe e banda relembram grandes sucessos da Bossa Nova
NOTÍCIAS
Cultura
16/04/2018 09h01
Igarapé Musical: Cantora Euterpe e banda relembram grandes sucessos da Bossa Nova

Apesar da forte chuva que sobreveio à noite, ninguém que estava no Mirandinha desde o início do evento foi para casa.

 Tom Jobim, Nara Leão, Vinicius de Moraes, entre outros, foram homenageados na noite deste sábado, 14, durante o Igarapé Musical na Praça do Mirandinha. Isso por conta dos 60 anos da bossa nova, estilo brasileiro que é referência mundial e que nesta ocasião foram celebrados no palco pela cantora roraimense Euterpe e banda. O evento é promovido pelo Instituto Boa Vista de Música, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

 

Apesar da forte chuva que sobreveio à noite, ninguém que estava no Mirandinha desde o início do evento foi para casa. Em poucos minutos, após o término do fenômeno natural, equipamentos como amplificadores, mesa de som e os instrumentos musicais foram reinstalados para o prosseguimento da festa, que contou também com declamações de poesias.

 

“A chuva veio para abençoar a nossa luta. Esse é um trabalho de resistência que o IBVM faz. E nós não paramos, pois nós queremos sempre levar às pessoas uma música de qualidade, com uma letra profunda, além de um encontro. O Igarapé é uma celebração musical que reúne toda a comunidade. As pessoas vêm com seus familiares, filhos, netos, avós, pois entendem a importância do que é feito aqui na praça”, afirmou Serginho Barros, presidente do IBVM.

 

O show de Euterpe foi o ponto alto da noite, como tradicionalmente acontece nas edições do Igarapé em que um artista local de renome encerra o evento. A bossa nova é presente na carreira da cantora, tanto que seus dois primeiros discos (“Batida Brasileira” e “Batida Brasileira 2”) tiveram fortes influências do estilo. Para ela, ainda que a “bossa” tenha 60 anos, está longe de ser uma música ultrapassada, mas muito presente na identidade do brasileiro.

 

“A Bossa Nova é uma mistura do samba com o jazz que se internacionalizou e hoje é um ritmo conhecido no mundo todo e que é uma referência para o Brasil. Por isso eu fico muito feliz em interpretar essas canções, no ano em que o estilo comemora seus 60 anos e que influencia muito em meu trabalho de composição. Longe de serem canções antigas e velhas, mas representam algo novo e contemporâneo, porque são ótimas músicas, de boas melodias e grande qualidade nas letras, que carrega muito da nossa brasilidade”.

 

Acompanhando a artista estavam os músicos Diel Cunha (teclados), Alfredo Rolins (bateria) e Serginho Barros (baixo). A plateia fez coro entoando de cor a maioria das canções, como “O barquinho” (Nara Leão), “Wave”, “Fotografia” (Tom Jobim) e “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Morais).

Para a cantora, Nathália Lago, o Igarapé Musical têm forte apelo cultural, reunindo diversos estilos musicais. Além disso, a edição deste sábado foi mais que especial.  “Acho muito importante iniciativas como esta, pois fortalecem muito a cultura local, principalmente neste sábado, em que se comemoram os 60 anos da Bossa Nova”.

Leia também
Infraestrutura Prefeita Teresa Surita entrega nova praça em Boa Vista, dessa vez no Conjunto Cidadão 19/03/2019 11h44 Prefeita Teresa Surita entrega nova praça em Boa Vista, dessa vez no Conjunto Cidadão Hoje a realidade das famílias da região é outra, com uma praça ampla, bem iluminada, com quadras poliesportivas, quiosque, equipamentos de ginástica, pista de skate e guarita de segurança. Agricultura e Pecuária Expodireto Cotrijal - Agricultores indígenas de Boa Vista visitam propriedades de referência no Rio Grande do Sul 19/03/2019 09h56 Expodireto Cotrijal - Agricultores indígenas de Boa Vista visitam propriedades de referência no Rio Grande do Sul Todos foram premiados no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) da Prefeitura de Boa Vista e puderam participar de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro e também da América Latina, com foco na agricultura de precisão.
Cada vez melhor
Trânsito Prefeitura inicia intervenções na rua José Aleixo para aumentar a segurança de condutores e pedestres 19/03/2019 11h43 Prefeitura inicia intervenções na rua José Aleixo para aumentar a segurança de condutores e pedestres A rua José Aleixo, no bairro Asa Branca, passará a ser mão única a partir desta sexta-feira, 22. Por isso, os motoristas devem redobrar a atenção durante circulação sentido Centro – bairro, no trecho que inicia na avenida dos Bandeirantes até a avenida São Sebastião.

Servidor Servidores municipais iniciam primeiro Censo Previdenciário de Boa Vista 18/03/2019 16h51 Servidores municipais iniciam primeiro Censo Previdenciário de Boa Vista Teve início nesta segunda-feira, 18, o Censo Previdenciário da Prefeitura de Boa Vista, com objetivo de formar um banco de dados mais consistente e com qualidade nas informações relacionadas ao funcionalismo público municipal.
Trabalhando para Você
Trabalhando
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil