Home|Notícias|Pecuária: Prefeitura inicia primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa
Agricultura e Pecuária
17/04/2018 09h55

A ação está sendo coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI).

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa nas comunidades indígena em 2018 iniciou na segunda-feira (16), na zona rural de Boa Vista. Está sendo vacinado o rebanho bovino das 16 comunidades até o dia 25/04. A meta é imunizar 3.500 animais.

A ação está sendo coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI), composta por um médico veterinário e técnicos agropecuários. Os bovinos da comunidade Truaru da Cabeceira, localizada a 65 km da sede do município de Boa Vista, foram os primeiros a serem vacinados.

A Prefeitura de Boa Vista fornece e aplica a vacina de forma gratuita. Os criadores são obrigados a vacinar o rebanho, contribuindo assim para a manutenção do status de estado livre da doença.

Durante a vacinação na área indígena, a equipe também faz a vermifugação do gado para o controle de verminoses, além da vacinação contra a brucelose, o que exige a atuação de profissional treinado durante a aplicação para evitar algum tipo de contaminação no rebanho.

O Secretário municipal de agricultura e assuntos indígenas, Marlon Buss, destacou que esta é mais uma das ações da secretaria para o fortalecimento das comunidades indígenas. “O desenvolvimento das comunidades no município de Boa Vista é um compromisso da prefeita Teresa Surita e nós já estamos implantando importantes projetos que afirmarão o desenvolvimento nessas localidades”, destacou

O Tuxaua da Comunidade Truarú da Cabeceira, Altacir Duarte Lima, agradeceu a prefeitura pelo trabalho na vacinação. “Sem a equipe não conseguiríamos concluir o trabalho, agradeço a prefeita Teresa e a todos que trabalham para melhorar a vida da população da nossa comunidade”, concluiu.

Confira a programação da vacinação que segue até o dia 25/04.

17/04/18 – Terça – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Serra da Moça.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Serra do Truaru.

18/04/18 – Quarta – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Morcego.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Bom Jesus.

19/04/18 – Quinta – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Lago Grande.

Tarde:   Vacinação do rebanho na Comunidade Lago Grande.

20/04/18 – Sexta – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Milho.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Teiú/Barroso

21/04/18 – Sábado

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Campo Alegre.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Ilha/Vista Nova.

23/04/18– Segunda – Feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Mauixi.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Três Irmãos.

24/04/18 – Terça – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade Darora.

Tarde: Vacinação do rebanho na Comunidade Vista Alegre.

25/04/18 – Quarta – feira.

Manhã: Vacinação do rebanho na Comunidade São Marcos.