Home|Notícias|Saúde: Profissionais são capacitados em manejo básico de HIV, Hepatites virais e Sífilis
16/04/2018 17h50

Os profissionais de saúde básica da Prefeitura de Boa Vista começaram uma capacitação em princípios básicos do cuidado com o manejo integral de HIV, hepatites virais e sífilis.

Nesta segunda-feira, 16, os profissionais de saúde básica da Prefeitura de Boa Vista começaram uma capacitação em princípios básicos do cuidado com o manejo integral de HIV, hepatites virais e sífilis. A capacitação é ministrada pelo Ministério da Saúde (MS) e dos municípios impactados pelo grande fluxo migratório de estrangeiros, Boa Vista, Amajari e Pacaraima.

De acordo com o coordenador de DST’s/AIDS, Sebastião Diniz, essa capacitação já havia sido solicitada anteriormente do Ministério e agora surgiu a oportunidade. “Aqui serão apresentadas diversas técnicas e experiências que vão nos ajudar a melhorar cada vez mais os nossos serviços e atendimentos, principalmente o da descentralização dos serviços na rede, que já iniciamos desde 2015 e facilitar o processo de implementação em outras unidades”, disse.

Até sexta-feira, 20, médicos, enfermeiros e farmacêuticos terão oportunidade de estudar e analisar desde o panorama epidemiológico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais no Brasil e em Roraima, de acordo com a ótica da prevenção combinada, até o início do tratamento e manejo da suspeita de falha virológica, atenção, retenção e outros cuidados.

A médica infectologista Fernanda Rick, do Ministério da Saúde, é quem está ministrando a capacitação. Ela afirma que esse é um momento delicado pelo qual o Estado passa e é hora de unir as forças. “É bom poder contribuir com esses conhecimentos nesse momento delicado de migração nos municípios de Roraima. Vamos construir, juntos, esse começo de história. Essa é uma capacitação que faz parte da agenda de trabalho do Ministério e aqui vamos trocar muitas experiências para construir uma realidade melhor”, afirmou.

A enfermeira Rafaela Loz, que trabalha na unidade básica de saúde Olenka Macellaro, afirma que é um momento de aprendizado. “É mais uma oportunidade de melhorar e qualificar o nosso trabalho, além de nos dar mais segurança no dia a dia com as pessoas”, declarou.

Programação – Até quarta-feira, 18, será ministrada a capacitação e, nos dias 19 a 20, serão realizadas oficinas para a construção da linha de cuidados. A capacitação está sendo ministrada no Auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – Avenida Santos Dumont, 1403, Aparecida, no período da manhã e tarde.