Home|Notícias|SMST Mais de 370 motocicletas foram leiloadas neste sábado
16/04/2018 08h40
SMST Mais de 370 motocicletas foram leiloadas neste sábado

Mais de 400 pessoas comparecerem neste sábado ao pátio da Vip Leilões.

Mais de 400 pessoas comparecerem neste sábado ao pátio da Vip Leilões, no bairro Raiar do Sol, a fim de participar do segundo leilão de veículos promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Após oito horas de sessão, foram arrematados 375 motocicletas, entre itens recuperados e sucatas.

Os lances também aconteceram via internet, com participação de pessoas do Amazonas, Pará, Goiania, entre outros estados. Entre os interessados nos veículos, estavam diversos profissionais, como advogados, comerciantes, empresários e mecânicos, além de autônomos.

O mecânico Elielton Farias já é presença confirmada em leilões pelo Estado, uma vez que compra os materiais para desmonte e utilização das peças em seu dia a dia de trabalho e também recupera motocicletas para venda. Para ele, leilões são ótimas oportunidades de negócios.

“A gente já conhece os procedimentos, como a coisa acontece. E é muito proveitoso quando a gente sai do leilão tendo feito ótimos negócios”, disse o mecânico, que arrematou uma Honda Biz C100 Ez, além de sucatas.

Todos os veículos encontravam-se no parqueamento da SMST, próximo ao Anel Viário. De acordo com o secretário Raimundo Bairros, a retirada desses itens, além de resolver questões administrativas, também envolve saúde pública, uma vez que existe a ameaça de proliferação de mosquito no local.

“Os veículos são bens particulares que foram apreendidos e recolhidos ao pátio da SMST, por motivos diversos. E isso acarreta uma série de transtornos à administração pública, que acaba por cuidar desses materiais, como prover a guarda desses bens. E nós também temos a preocupação com a saúde, pois o pátio é descoberto e os veículos eventualmente acumulam a água das chuvas, o que pode ocasionar na proliferação de mosquitos transmissores de doenças”, explicou o secretário.

Pelas regras do leilão, e também com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos considerados recuperáveis só podem voltar a circular caso o arrematante tome todas as providências necessárias. Já as sucatas são irrecuperáveis, não podendo passar por quaisquer reformas e ser utilizada normalmente como meio de transporte, pois é dada baixa na documentação.

O secretário Barros ressaltou que é possível que outros leilões aconteçam ao longo deste ano a fim de zerar todos os lotes que ocupam o parqueamento da SMST. E, para que os condutores não tenham seus veículos recolhidos e posteriormente leiloados, é preciso que andem dentro da lei.

“O condutor deve ser habilitado, conforme determina a legislação de trânsito, com os documentos em dias. E caso o veículo seja apreendido por quaisquer situações, é preciso que a pessoa faça todos os procedimentos necessários para retomá-lo e evitar que ele permaneça no pátio até ser leiloado”, disse Barros.