Home|Notícias|Agricultura: Prefeitura inicia plantio de milho nas comunidades indígenas
Agricultura e Pecuária
11/05/2018 10h36
Agricultura: Prefeitura inicia plantio de milho nas comunidades indígenas

A localidade de Rancho Alegre recebeu um hectare e meio de plantação de milho

Repórter: Shirleia Rios

Melhorar a qualidade de vida. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas deu iniciou ao plantio de milho nas comunidades indígenas do município. Nesta quarta-feira, 10, foi a vez dos moradores de Rancho Alegre, área localizada na Comunidade Bom Jesus receberem as equipes da secretaria para a execução dos serviços. A plantação corresponde a um hectare e meio.

Os moradores de Rancho Alegre comemoraram a chegada do plantio na região. “Estamos muito gratos por essa parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Esse foco na agricultura vai melhorar a vida das pessoas dentro da comunidade. Tem indígena que nunca viu uma plantação de milho antes, estamos satisfeitos de ver o trabalho acontecendo de fato na nossa região”, contou Edmilson da Silva, representante dos moradores da localidade.

Todas as comunidades indígenas do município serão contempladas com o plantio de milho. No inicio da semana a Comunidade do Milho recebeu dois hectares e meio de plantio e a Comunidade de Aakan um hectare. A próxima a receber os serviços é a Comunidade Lago Grande. As comunidades também serão beneficiadas com o plantio de mandioca.

“Estamos trazendo o que há de mais atualizado em tecnologia para produção agrícola, desde a análise de solo, preparação e correção do solo, fosfatagem e calagem. O plantio é das melhores sementes que existe no país. Estamos fazendo desde o tratamento da semente até a adubação que vai proporcionar uma lavoura com alta produtividade. O que vai mudar no futuro é o tamanho do conhecimento dos moradores da região, porque a nossa proposta é ensinar tudo o que aprendemos lá fora”, garantiu o secretario municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss.

O secretário explicou ainda que a escolha do milho para iniciar a fase de plantio nas comunidades se dá em decorrência de o milho ser base de manutenção das comunidades. “O milho é base de referência nutricional e modo de fácil comercialização, serve para tratar das galinhas, para criar porcos. Mas a prefeitura está oferecendo muito além de um plantio, está oferecendo conhecimento, informação e como ampliar a lavoura futuramente. A ideia é multiplicar o conhecimento para que amanhã esse plantio possa dobrar de tamanho e futuramente esses moradores possam ter uma estrutura bem definida para manter e melhorar a qualidade de vida”, destacou.

Ele ressaltou ainda que agora uma equipe passará toda semana fazendo as orientações de como fazer as outras práticas agrícolas necessárias para o desenvolvimento do plantio, como por exemplo: proteger a lavoura, continuar a adubação, entre outras. “Uma vez essas comunidades trabalhando de forma organizada vai garantir a continuidade desse trabalho na região”, disse o secretário.

Kits – No mês passado a prefeita Teresa Surita entregou para os representas das comunidades indígenas kits contendo o maquinário para a instalação das Casas de Farinha. A ação visa atender a população indígena com projetos que melhorem a qualidade de vida e promovam a geração de renda. O projeto Casas de Farinha tem a proposta, de beneficiar as comunidades proporcionando meios para que possam os moradores possam trabalhar e produzir alimento.

Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista

Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)
Contato: (95) 3621-1785 / 3621-1734 / 3621-1776
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco