Home|Notícias| Alunos se preparam para Torneio Robótico de Sumô neste sábado no CCTI
17/05/2018 14h51
Alunos se preparam para Torneio Robótico de Sumô neste sábado no CCTI
Foto: Igorh Coutinho
Alunos fazem os últimos ajustes nos robôs (Fotos: Igorh Coutinho)

Jornalista: Aliny Brito

Tecnologia, desempenho e muita criatividade. É disso que os alunos da equipe Elite do curso de Robótica precisam para se dar bem no Torneio interno de Sumô entre Robôs, promovido pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital. O evento acontecerá no próximo sábado, 19, a partir das 8h, no auditório do Centro Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), localizado na avenida Glaycon de Paiva, nº 1.820, Mecejana.

Será promovida uma manhã de competições e lazer, onde as seis equipes vão disputar o primeiro lugar na final. Ao todo, 26 alunos vão colocar seus robôs para lutar entre si, numa arena programada para esse torneio, onde os pais convidados serão a torcida de cada equipe.

Foto: Igorh Coutinho

Para o torneio, os alunos participaram de um treinamento onde eles tiveram que concluir várias etapas, como o design do robô, montagem, programação e testes. Toda essa preparação é para que os robôs fiquem firmes e lutem dentro de um círculo. O robô detecta a linha do círculo da arena e quem tiver a melhor tática e conseguir tirar o robô de dentro da área ou desmontar o adversário ganha a pontuação máxima.

Segundo a instrutora Keila Silva, nas etapas eliminatórias os instrutores avaliaram questões como design dos robôs, inovação, programação, grito de guerra e a organização da equipe. “Agora os alunos estão fazendo os últimos reparos nos robôs para a competição”, diz.

Foto: Igorh Coutinho
Ao todo, 26 alunos vão colocar seus robôs para lutar entre si.

O aluno Luiz Felipe Magalhães, de apenas 13 anos, está empolgado com as lutas dos robôs. “Estou achando incrível esse torneio, está muito legal. Agora já sei montar o robô sozinho sem olhar para o manual. Sei montar qualquer tipo de robô. Vai ser muito animado”, garante.

Posterior às competições, serão preparados momentos lúdicos onde pais e alunos poderão interagir com dinâmicas preparadas pelos instrutores. Esses momentos fazem parte do Core Values, momento de integração entre as equipes, que é muito cobrada nos torneios.

.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Arthur Henrique Brandão Machado, é fundamental desenvolver as habilidades dessas crianças para que elas possam representar Boa Vista nas competições de nível regional e nacional. “Esse torneio interno foi pensado com intuito de concluir o primeiro ciclo de treinamento avançado dessa equipe. Os alunos vão apresentar suas criações, e, com isso, poderemos analisar a integração deles na equipe e como eles lidam com torneios”, ressaltou.

Equipe Elite -  Essa turma foi criada com os alunos que se destacaram no torneio de robótica de 2016 e 2017, que passaram no processo seletivo. A equipe elite de Robótica é constituída por 26 alunos, que serão preparados para representar a Prefeitura de Boa Vista em competições de nível nacional e regional.