Home|Notícias|Maio Amarelo: Smtran e Crescer orientam condutores sobre responsabilidade no trânsito
16/05/2018 13h30
Foto: Eduardo Andrade
Nesta quarta-feira, os agentes de trânsito e integrantes do Crescer panfletaram no Centro Cívico, em frente à Catedral Cristo Redentor .

Jornalista: Fábio Cavalcante

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e integrantes da Oficina de Trânsito do Crescer foram ao Centro Cívico nesta quarta-feira, 16, para conscientizar condutores de veículos sobre a responsabilidade nas ruas e a importância de respeitar a legislação referente ao trânsito. A ação educativa faz parte da campanha Maio Amarelo, que neste ano traz como tema “Nós somos o Trânsito”.

foto: Eduardo Andrade

A equipe entregou panfletos e uma cartilha contendo as principais recomendações de segurança no trânsito, como a importância do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças (carros), uso do capacete (motocicletas), sinalização horizontal e vertical, entre outras informações que, sendo cumpridas, podem contribuir com a redução de acidentes de trânsito.

foto: Eduardo Andrade

De acordo com a diretora da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), Maria Dinalva Barroso, a figura do cidadão é de extrema importância para o trânsito, uma vez que as falhas humanas estão entre as principais causas de acidentes. E então, se cada cidadão tomar para si a responsabilidade de cumprir as leis, os índices terão forte redução.

“Não adianta a prefeitura implantar semáforos ou radares se nós condutores não fizermos nossa parte. O trânsito na cidade é feito por pessoas e estas devem obedecer às leis, observar a sinalização, respeitar o pedestre e o ciclista. Se essas medidas forem tomadas, com certeza, teremos menos acidentes e mais vidas poderão ser salvas”, disse a diretora.

Há dois anos participando da Oficina de Trânsito, Cassiano Davi Barbosa, 17 anos, tem aprendido bastante sobre as leis de trânsito e com isso, entendeu que sua missão é repassar esses conhecimentos também a amigos e familiares. “Nós que estamos todos os dias orientando as pessoas também temos que dar exemplo para sociedade, principalmente às pessoas que nos são próximas”, disse.

foto: Eduardo Andrade

Trânsito em números - O primeiro trimestre deste ano apresentou redução de 16% nos acidentes de trânsito registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o número de feridos em acidentes caiu 22%. A frota em 2017 era de 176.220 veículos, e em 2018 é de 184.473.

A Prefeitura de Boa Vista implantou seis radares de velocidade no ano passado e seis de avanço de sinal vermelho. De janeiro a maio deste ano, as ruas já receberam mais de 5.000 m² de sinalização horizontal, o que significa mais faixas de pedestres para orientar os condutores. Além da pintura de faixas, foram implantadas também mais de 300 novas placas de sinalização (vertical) neste mesmo período.