ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Maio Amarelo: Smtran e Crescer orientam condutores sobre responsabilidade no trânsito
NOTÍCIAS
Trânsito
16/05/2018 13h30
Maio Amarelo: Smtran e Crescer orientam condutores sobre responsabilidade no trânsito
Foto: Eduardo Andrade
Nesta quarta-feira, os agentes de trânsito e integrantes do Crescer panfletaram no Centro Cívico, em frente à Catedral Cristo Redentor .

Jornalista: Fábio Cavalcante

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e integrantes da Oficina de Trânsito do Crescer foram ao Centro Cívico nesta quarta-feira, 16, para conscientizar condutores de veículos sobre a responsabilidade nas ruas e a importância de respeitar a legislação referente ao trânsito. A ação educativa faz parte da campanha Maio Amarelo, que neste ano traz como tema “Nós somos o Trânsito”.

 

foto: Eduardo Andrade

 

A equipe entregou panfletos e uma cartilha contendo as principais recomendações de segurança no trânsito, como a importância do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças (carros), uso do capacete (motocicletas), sinalização horizontal e vertical, entre outras informações que, sendo cumpridas, podem contribuir com a redução de acidentes de trânsito.

 

foto: Eduardo Andrade

 

De acordo com a diretora da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), Maria Dinalva Barroso, a figura do cidadão é de extrema importância para o trânsito, uma vez que as falhas humanas estão entre as principais causas de acidentes. E então, se cada cidadão tomar para si a responsabilidade de cumprir as leis, os índices terão forte redução.

 

“Não adianta a prefeitura implantar semáforos ou radares se nós condutores não fizermos nossa parte. O trânsito na cidade é feito por pessoas e estas devem obedecer às leis, observar a sinalização, respeitar o pedestre e o ciclista. Se essas medidas forem tomadas, com certeza, teremos menos acidentes e mais vidas poderão ser salvas”, disse a diretora.

 

Há dois anos participando da Oficina de Trânsito, Cassiano Davi Barbosa, 17 anos, tem aprendido bastante sobre as leis de trânsito e com isso, entendeu que sua missão é repassar esses conhecimentos também a amigos e familiares. “Nós que estamos todos os dias orientando as pessoas também temos que dar exemplo para sociedade, principalmente às pessoas que nos são próximas”, disse.

foto: Eduardo Andrade

 

Trânsito em números - O primeiro trimestre deste ano apresentou redução de 16% nos acidentes de trânsito registrados, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o número de feridos em acidentes caiu 22%. A frota em 2017 era de 176.220 veículos, e em 2018 é de 184.473.

 

A Prefeitura de Boa Vista implantou seis radares de velocidade no ano passado e seis de avanço de sinal vermelho. De janeiro a maio deste ano, as ruas já receberam mais de 5.000 m² de sinalização horizontal, o que significa mais faixas de pedestres para orientar os condutores. Além da pintura de faixas, foram implantadas também mais de 300 novas placas de sinalização (vertical) neste mesmo período. 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil