Home|Notícias|Programa Compasso: Educação socioemocional começa a ser implantada nas escolas municipais
23/05/2018 11h09

Já foram capacitados cerca de dois mil profissionais da Educação (Andrezza Mariot)

Jornalista: Joselinda Lotas

O futuro de uma criança depende da educação que ela recebe. E foi justamente pensando na melhoria da qualidade de ensino, que a Prefeitura de Boa Vista implantou nas escolas o Programa Compasso.  Inicialmente, serão atendidos mais de 34 mil alunos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura começou  a capacitar os profissionais com atividades diversificadas e lúdicas dentro da sala de aula. A proposta é que, além das crianças aprenderem as disciplinas tradicionais como português e matemática, elas saibam também trabalhar em grupo.

O programa dá um salto na qualidade de ensino da rede municipal, criando nas escolas um ambiente acolhedor e comprometido com o desenvolvimento saudável das crianças, resultando também na melhoria do desempenho acadêmico”, explicou a secretária de Educação, Keila Tomé.

A professora Ana Cristiane Freire, da Escola Municipal Maria de Fátima Faria Andrade, não havia se entusiasmado muito ao saber do curso, até que conheceu o conteúdo. “Quando soube do programa, pensei que fosse apenas mais um, mas depois acabei me apaixonando. Brinco que é um programa para trabalhar a alma, pois ele trabalha o socioemocional dos alunos. Sem contar nas atividades que vão para casa para que a família também participe desse processo”, contou.

Iêda Campêlo é professora na Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira e também está participando do curso. Ela disse que o novo método vai ajudar o educador a resolver conflitos comuns na sala de aula. "Alunos com problemas disciplinares em relacionamentos interpessoais sempre tivemos. No entanto, o programa veio mostrar uma estratégia de como lidar com isso dentro da sala de aula de uma maneira lúdica e de fácil acesso", comentou.

O programa está atendendo a 34.897 alunos do 1º período ao 5º ano do ensino fundamental, distribuídos em 1.457 turmas; os familiares desses alunos também serão inseridos. Já foram capacitados cerca de dois mil profissionais da Educação. As capacitações de formação continuada acontecerão mensalmente em cada unidade de ensino para todos os professores.

Programa Compasso

É a versão brasileira do programa Second Step, desenvolvido pelo Committee for Children, uma organização não-governamental que existe há 38 anos nos Estados Unidos, e é dedicada a promover desenvolvimento social e emocional às crianças por meio da aprendizagem socioemocional. O Second Step já foi traduzido, adaptado e implementado em mais de 70 países. Estima-se que mais de nove milhões de alunos já tenham se beneficiado com o programa.