ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Projeto Crescer gera renda por meio da sustentabilidade
NOTÍCIAS
Social
15/05/2018 15h50
Projeto Crescer gera renda por meio da sustentabilidade

Oficina de Compostagem
Os integrantes participam de todo o processo de produção do adubo orgânico (Foto: Igorh Martins)

Texto: Gleide Rodrigues 

A galhada recolhida pela Prefeitura de Boa Vista tem um novo destino, que não é o lixo. O material que seria descartado é utilizado como matéria-prima para a produção de adubo orgânico pelos alunos da oficina de Compostagem do Projeto Crescer. O produto sustentável é comercializado pela cooperativa do projeto e rende um dinheiro extra para os integrantes.

A produção do adubo natural tem baixo custo e dura em média três meses. Os alunos participam de todas as etapas do processo e colocam em prática conhecimentos em biologia e técnicas de reaproveitamento do lixo. 
 
“A produção do adubo começa com a trituração da madeira que é misturada a restos de alimentos, frutas e esterco. A partir daí, por conta da atividade microbacteriana, a matéria orgânica passa por processo de decomposição e estabilização até ganhar os nutrientes necessários”, explica Keyslane Souza, 19 anos, integrante da oficina.  
 
O adubo orgânico funciona como fertilizante natural e pode ser utilizada para preparar e melhorar o solo, em substituição ao adubo químico (mais caro e perigoso para o meio ambiente), explicou o coordenador da oficina, Luis Felipe Gonçalves
 
Oficina de Compostagem
 
“Nós estamos trabalhando ciência e biologia, promovendo, na prática, o estudo do meio ambiente, podendo utilizar esses produtos na estruturação do solo e cultivo de mudas nativas e frutíferas, além de produzir um insumo de qualidade, de baixo custo e com menos impactos na natureza”, explica Luiz.
 
Três toneladas de galhadas viram em torno de duas toneladas de adubo orgânico. O produto é ensacado e comercializado na cooperativa do Projeto Crescer. O saco de 10 kg é vendido por R$ 10. Em torno de 85% dos lucros são divididos entre os alunos e o restante é investido na oficina. 
 
Oficina de Compostagem
 
A oficina de Compostagem do Projeto Crescer atende 50 jovens a partir de 15 anos de idade. Um deles é o jovem Ítalo Barreto, 18 anos. “Onde as pessoas veem galhada, lixo, a gente percebe oportunidade, uma forma de ajudar o meio ambiente e melhorar nossa renda”, disse. 
 
A cooperativa do Projeto Crescer funciona no núcleo Calungá, localizado no final da avenida Surumu, no bairro Calungá.
 
 
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil