ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Saúde: Hospital da Criança faz ação de conscientização sobre infecção hospitalar
NOTÍCIAS
Saúde
15/05/2018 15h00
Saúde: Hospital da Criança faz ação de conscientização sobre infecção hospitalar
Foto Jackson  Souza
servidores e pacientes recebem orientações de como evitar a infecção hospitalar

Repórter: Jamile Carvalho

 

Hoje é o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar e o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) está promovendo uma série de atividades voltadas aos profissionais de saúde e pacientes. A ideia é conscientizar sobre o controle da infecção hospitalar dentro da unidade.

 

O médico infectologista Domingos Sávio explica que essa é uma data específica para lembrar tanto pacientes como os profissionais sobre a importância de evitar essa complicação.

 

Foto Jackson  Souza
O índice de infecção hoje está reduzido consideravelmente

 

“A infecção hospitalar é um dos maiores desafios em todas as unidades de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, 45 mil mortes são registradas por ano devido a esse problema. Precisamos lembrar a todos que medidas básicas podem reduzir em até 70% as chances de infecções. Dentre elas, lavar as mãos e utilizar os equipamentos de proteção individual”, afirma.

 

No início deste ano, o hospital recebeu a certificação ouro do Hospital Samaritano por alcançar um período de nove meses sem infecção primária de corrente sanguínea na UTI neonatal e pediátrica. O índice de infecção hoje está reduzido consideravelmente. O objetivo é continuar nesse mesmo nível para garantir uma assistência segura e de qualidade aos pacientes.

 

Foto Jackson  Souza
O HCSA conta com uma comissão de controle de infecção hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente.
 

 

O HCSA conta com uma comissão de controle de infecção hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente, que estão desenvolvendo a campanha Adorno Zero.

 

“Confeccionamos uma bolsinha e elaboramos um questionário para avaliar o quanto os servidores estão conscientes sobre a infecção por parte dos adornos. A ideia é sensibilizar todos os setores para que não utilizem brincos, pulseiras, relógios e outros objetos para evitar esse problema”, explica a enfermeira Gabriela Costa, da comissão.

 

Osvaldo Brito de Araújo é coordenador do setor de diagnóstico por imagem e recebeu as orientações no corredor do hospital. “Muito boa essa iniciativa, que alcança todos os setores, pois a gente acha que isso é só com médicos e enfermeiros. Com essa orientação, ficamos cientes e evitamos a infecção”, garante.

 

Foto Jackson  Souza

 

Assistente Social - A programação desta terça-feira, 15, também celebra o Dia da Assistente Social. Teka Ferreira destaca o trabalho feito dentro da unidade hospitalar. “É um trabalho que atinge uma das camadas mais prioritárias da sociedade, a criança, na garantia de seus direitos, me sinto muito honrada em poder desenvolver esse trabalho aqui. O hospital tem nos dado oportunidade de crescimento e de estar sempre ajudando no que for preciso”.

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil