Home|Notícias|Saúde: Novas unidades de saúde atendem diariamente mais de 500 pessoas
17/05/2018 09h26
Saúde: Novas unidades de saúde atendem diariamente mais de 500 pessoas
Foto: Jackson Souza
Novas unidades atendem mais de 100 pessoas diariamente e facilitam o acesso aos serviços em cada bairro (Fotos: Jackson Souza)

Jornalista: Jamile Carvalho

Desde o ano passado, cinco bairros de Boa Vista ganharam novas unidades básicas de saúde. Foram beneficiados os moradores do Aeroporto, São Bento, Jardim Caranã, Jóquei Clube e Cauamé. Hoje, esses postos atendem mais de 500 pessoas por dia. Ao todo, desde as inaugurações, esses novos postos já ofertaram mais de 11 mil tipos de serviços de saúde à população.

Os principais serviços oferecidos aos moradores são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, tratamento odontológico, encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica. Todas as unidades estão devidamente equipadas.

Foto: Jackson souza

Para a prefeita Teresa Surita, esse é um dos maiores avanços na saúde municipal, que no inicio da gestão, em 2013, contava apenas com 20 unidades em funcionamento e 12 estavam fechadas sem condições mínimas de atendimento. “Trabalhamos com planejamento, e essa ampliação na cobertura dos serviços era necessária para garantir atendimento a mais pessoas. As novas unidades possibilitam mais acesso aos serviços e desafogam as unidades de emergência, pois trabalhamos com a prevenção”, afirma.

Só neste ano, foram inauguradas pela prefeitura três unidades em locais onde não havia a oferta de serviços de saúde, como Edna Bezerra, no Aeroporto, Rubeldimar Maia, no São Bento, e Hélio Macêdo, no Jardim Caranã. Também em 2018, a unidade Dr. Dalmo Feitosa, no Cauamé, ganhou um prédio próprio, que antes funcionava em local alugado.

Foto: Jackson Souza

Em outubro de 2017 foi inaugurada a unidade Arminda Gomes, no Jóquei Clube. Todas foram construídas com recursos do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Romero Jucá e os equipamentos e mobiliários pela deputada federal Maria Helena Veronese.

Neila Brito França, 25, é moradora do bairro São Bento e precisa levar periodicamente a filha Lídia para acompanhamento médico. “Moro aqui no bairro há mais de nove anos e sempre ia para outro bairro ser atendida. Hoje não precisa. Essa situação melhorou bastante com a nova unidade, mais próxima de casa”, garante.

Maria das Graças, 48, mora no bairro Jóquei Clube e disse que há muito tempo esperava pela nova unidade. “Era bem difícil, tinha que ir até outro bairro para ser atendida, aqui sempre consigo ser bem atendida, com médico e outros serviços que procuro”, afirma.

Atendimentos – Hoje, a capital conta com 34 unidades, sendo quatro delas com horários estendidos até a meia-noite. A Prefeitura de Boa Vista tem investido cada vez mais no fortalecimento da atenção primária e avançado na melhoria e acesso à saúde em Boa Vista. Além das novas unidades, a prefeitura já tem planejado a manutenção predial e reforma de mais cinco unidades básicas de saúde este ano.