Home|Notícias|Servidores municipais participam de curso de mediação rápida de conflitos no Sest Senat
17/05/2018 14h27

Curso reuniu gerentes e coordenadores de projetos sociais do município. (Fotos: Eduardo Andrade).

Jornalista: Jéssica Costa

Em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, o Sest Senat Roraima promove nesta quinta-feira, 17, o Curso de Mediação Rápida de Conflitos, ação que faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública, promovido pelo Ministério Extraordinário da Justiça e Segurança Pública, Ministério dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial. As atividades seguem até às 18h.

Na ocasião, a secretária municipal de Gestão Social, Simone Queiroz, representou a prefeita Teresa Surita. O curso contou ainda com a presença do secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo. “Todo trabalho feito pelo município ou qualquer órgão público só se concretiza através dos seus técnicos e das pessoas que se envolvem no projeto. Qualquer tipo de capacitação que venha a somar e contribuir com a equipe será bem-vista aos olhos da Prefeitura de Boa Vista”, destacou.

Foto: Eduardo Andrade

Segundo a secretária, atualmente o município de Boa Vista vive um cenário diferente com o processo de migração. “Nada do que estamos vivendo está escrito em livros de Geografia ou História. Estamos trabalhando do início e, tudo o que está acontecendo agora, ficará registrado na história do Brasil. É em Roraima que está tendo início o fluxo migratório no país e nós, juntos, aprendemos isso na prática todos os dias”, ressaltou.

Ainda de acordo com Simone, o curso conta com a participação de todos os gerentes e coordenadores dos projetos sociais da Prefeitura de Boa Vista, que necessitam adquirir conhecimento para lidar com os conflitos que chegaram ao município dentro deste processo.

Juvenal Araújo, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, falou da importância da parceria com a Prefeitura de Boa Vista. “Gostaria de agradecer todo o auxiliou do município na realização deste curso que, sem este apoio, não aconteceria desta forma reunindo os servidores municipais que trabalham nas áreas atendidas”, destacou.

Foto: Eduardo Andrade

O curso, com carga horária de 8h, já foi ofertado nos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, São Paulo, Acre, Paraná, Alagoas, Ceará, Bahia, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Florianópolis e  Porto Velho, perfazendo um total de 14 oficinas, e contou com a presença de servidores públicos das áreas da assistência social, saúde, educação e da guarda municipal, sociedade civil, conselheiros tutelares e Exército Brasileiro.

Com o objetivo de ofertar conteúdos sobre racismo institucional, intolerância religiosa e xenofobia, bem como curso de capacitação para Mediação Rápida de Conflitos, o curso tem o público-alvo de agentes públicos que atuam nas áreas de segurança, saúde, educação e assistência social e lideranças comunitárias. A ideia é capacitar agentes públicos de modo que saibam identificar e prevenir situações de racismo institucional, intolerância religiosa e xenofobia em sua localidade.