Home|Notícias|Sorrindo para o Futuro - Crianças da Escola Sonho Infantil aprendem sobre saúde bucal
16/05/2018 17h17
Fotos: Igorh Coutinho
O pequeno Vinícius Gabriel contou com o auxílio da “Mulher Maravilha” para aprender a escovar os dentes corretamente (Fotos: Igorh Coutinho)

Jornalista: Jéssica Costa

Incentivar os pequenos a desde cedo terem os cuidados necessários com a saúde bucal é uma das preocupações da Escola Municipal Sonho Infantil. A unidade, em parceria com a Faculdade Cathedral e o Centro de Saúde Profº Mariano de Andrade, promoveu o projeto “Sorrindo para o Futuro”, com cerca de 350 alunos entre 4 e 6 anos.

Foto: Igorh Coutinho

Foi observado pela equipe da escola um número elevado de crianças com cáries e perda prematura dos dentes, em virtude da falta de acompanhamento familiar. Diante desta realidade, a escola buscou parcerias junto a entidades para que pudessem atender as crianças com aplicação de flúor, escovação supervisionada e, em casos mais críticos, o encaminhamento para procedimentos clínicos.

Foto: Igorh Coutinho

De acordo com Claudi Silva Souza, gestora da Sonho Infantil, a escola promove este tipo de atividade desde 2016 e, com o tempo, foi agregando parcerias. “Este ano já fizemos duas ações e é sempre um sucesso não só entre as crianças, mas também entre os pais. Muitos já estão adquirindo o hábito de fazer esse acompanhamento, pois entendem a importância de manter em dia a higiene bucal das crianças. Trabalhamos com um cronograma e, todos os dias, os alunos repetem a atividade após o lanche”, destaca.

Foto: Igorh Coutinho

Além da escovação feita na escola diariamente, a cada 3 meses, acontece uma ação social com aplicação de flúor, verniz e escovação supervisionada. Nestas atividades, acontecem diversas práticas lúdicas, com teatro, brincadeiras, histórias e filmes educativos. “As crianças ficam encantadas quando chegam na escola e se deparam com uma atividade diferenciada preparada especialmente para elas”, comenta Claudi.

Foto: Igorh Coutinho

Super-heróis recepcionaram as crianças facilitando ainda mais o trabalho dos acadêmicos de Odontologia da Faculdade Cathedral. Segundo Paulo Henrique dos Santos, coordenador do projeto, a temática que é trabalhada com as crianças vai além da escovação. “Incentivamos a reeducação alimentar e a importância da saúde bucal. Trabalhamos da forma mais dinâmica possível, com palestras e brincadeiras para que elas assimilem de uma forma mais rápida e divertida”, destaca.

Vinícius Gabriel Silva, 6 anos, aprendeu com a “Mulher Maravilha” a como escovar os dentes corretamente e se divertiu. “É sempre muito legal quando eles vêm aqui na escola pois fazemos várias coisas diferentes. Assistimos vídeos, brincamos e aprendemos muitas coisas novas”, ressaltou o pequeno.