ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Alunos da Escola Nova Canãa recebem orientação sobre combate ao trabalho infantil
NOTÍCIAS
Social
11/06/2018 15h02
Alunos da Escola Nova Canãa recebem orientação sobre combate ao trabalho infantil

Ação - PETI
A ação foi desenvolvida pelo Peti, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (Foto: Eduardo Andrade)

Jornalista: Shirleia Rios

Vídeos educativos, desenhos, dinâmicas e uma roda de conversa sobre um tema importante. Sabe onde isso acontece? Na escola! Um lugar onde crianças são sensibilizadas por meio de diferentes atividades desenvolvidas pela equipe de profissionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de Boa Vista.  
 
Nesta segunda-feira, 11, eles promoveram uma palestra na Escola Municipal Nova Canaã, para sensibilizar os alunos sobre o combate à exploração do trabalho infantil. A ação faz parte do cronograma desenvolvido pelo Peti, alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que celebrado no dia 12 de junho.
 
“Criança tem que brincar, estudar e também pode ajudar a mamãe, mas não pode trabalhar porque é errado. A gente aprende muitas coisas na escola, das coisas que devemos e o que não podemos fazer, porque não vai fazer bem no nosso futuro”, disse a aluna do 4º ano Teresa Julia, que participou da atividade.
 
De acordo com a coordenadora do Peti municipal, Lilian Santos, essa é uma maneira de informar para os alunos que lugar de criança é na escola. Também de multiplicar as informações e o conhecimento repassados, uma vez que a criança leva para casa o que aprendeu.
 
“Tudo é feito com uma linguagem específica para que a criança entenda o que caracteriza o trabalho infantil e os prejuízos causados por esse trabalho. E para que também conheçam seus direitos e deveres, levando essas informações para casa, junto aos pais e familiares”, disse a coordenadora do Peti municipal, Lilian Santos.
 
A gestora da escola Nova Canaã, Wera Lúcia Marques, explicou que os alunos trabalham o tema em atividades desenvolvidas dentro da escola durante todo ano.  “Todos os anos trabalhamos essa temática na escola, pois está no nosso plano de ação. Quando o ano letivo se inicia, já começamos a introduzir os conteúdos na sala de aula e, quando chega esse, período fazemos a culminância”, contou.  
 
Ação - Peti
 
Ação Peti
 
Ação Peti
 
 
Outras ações – O Peti fomenta as ações de prevenção, mobilização, erradicação do trabalho infantil. Além disso, faz  buscativas com objetivo de de identificar, prevenir e coibir a exploração da mão de obra infantil.  
 
Neste domingo, 10, a equipe do Peti municipal preparou uma programação especial na Feira do Garimpeiro. A ação contou com participação da Banda Realce do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), espaço lúdico do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Centenário e apresentação da percussão do Projeto Crescer. 
 
Na ocasião a equipe de profissionais fez abordagem e mobilização com distribuição de panfletos e orientação sobre a permanência de crianças trabalhando no local. “Nosso foco é trabalhar junto aos outros órgãos para que aconteça as ações de fiscalização, acompanhamento e fortalecimento da rede de proteção”, explicou Lilian. 
 
Ação Peti
 
Ação Peti
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil