Home|Notícias|Hospital atende mais de 36 mil crianças em período sazonal
11/06/2018 14h56
Hospital atende mais de 36 mil crianças em período sazonal

A Prefeitura de Boa Vista tem investido na saúde e um dos frutos desse trabalho é a reforma do Hospital da Criança Santo Antônio, que possibilita a ampliação de leitos e da melhoria da unidade de urgência e emergência.  Hoje, o número de atendimento mensal é de mais de 14 mil crianças na emergência; antes era de 11 mil.

Por ser a única unidade referência no atendimento a crianças, o hospital está enfrentando grandes desafios, devido ao grande fluxo migratório e ainda o período sazonal. Neste período sazonal, até o mês de maio já foram atendidas 36.494 crianças. O número de atendimentos cresceu 6 mil a mais do que o ano passado, que foi de 30.969.

Neste ano, com o colapso do fluxo migratório venezuelano, o número de atendimento saltou para 2.890 no período de janeiro a maio. O hospital atendeu, de janeiro a abril deste ano, 27.939 crianças provenientes de outros municípios e mais 2.316 de imigrantes.

A diretora do hospital, Mareny Damasceno, ressalta que a maioria dos atendimentos, cerca de 80%, são de situações que podem ser resolvidas normalmente em uma unidade básica de saúde e alerta os pais sobre a importância de prevenir doenças.

“A prefeitura trabalha com a prevenção de doenças. Nós possuímos hoje 34 unidades básicas de saúde com profissionais aptos para cuidar da saúde das crianças também. É importante que os pais não procurem um serviço médico somente quando o filho estiver passando mal. As visitas aos médicos devem ser rotineiras, em todas as fases da vida”, alerta.

Ainda conforme a diretora, apesar do fluxo crescente, os trabalhos têm sido redobrados. “Ninguém fica sem atendimento, estamos atentos a todas as dificuldades enfrentadas devido ao período sazonal, onde adoecem mais crianças e, agora com o fluxo migratório, estamos adequando os serviços para que as crianças possam ser atendidas da melhor forma possível”, explica.

Reformas - A unidade recebeu novos materiais hospitalares e equipamentos. As obras do bloco H e do bloco A já foram concluídas. São 63 leitos a mais na unidade para atender aos pacientes. Antes eram 79 leitos de internação e 3 leitos no trauma. Hoje são 143 leitos após a abertura do novo anexo que está auxiliando no suporte da reforma da Urgência e Emergência e UTI.

A reforma da Emergência inclui 5 consultórios médicos; uma sala para nebulização; uma sala para realização de curativos; duas salas de medicação; duas salas para Isolamento; três enfermarias totalizando 28, com 12 leitos de retaguarda para as crianças que necessitam ficar em observação; uma sala de trauma equipada com três leitos, permitindo o primeiro atendimento e a estabilização do paciente gravemente enfermo. Com a reforma e ampliação da UTI, os leitos passarão de 5 para 10.