ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|"Maceta" - Boa Vista Junina tem a maior paçoca do mundo
NOTÍCIAS
Boa Vista Junina
11/06/2018 09h00
"Maceta" - Boa Vista Junina tem a maior paçoca do mundo

Maior Paçoca do Mundo
A distribuição da maior paçoca do mundo tornou-se um dos momentos mais esperados pelos boa-vistenses (Foto: Fernando Teixeira)

Jornalista: Shirleia Rios

A contagem regressiva para o maior arraial da Amazônia já começou. E faltam apenas cinco dias para a festança de São João no Boa Vista Junina, que além de muita alegria, música, quadrilhas juninas,  vai contar com a maior paçoca do mundo, pelo quarto ano consecutivo.  
 
A cada ano a Prefeitura de Boa Vista bate o próprio recorde. Na edição deste ano, a paçoca será preparada com peso de uma tonelada. O que já era grande ficou ainda maior. A distribuição da Maior Paçoca do mundo ocorre gratuitamente no 22, com pesagem marcada para às 20h. E com o auxílio de um guindaste. 
 
Em 2017, foram pouco mais de 800 kg distribuídos aos visitantes do arraial e nesse ano a prefeitura vai superar essa marca. A paçoca é símbolo da gastronomia e da cultura roraimense e a distribuição ao público se tornou um dos momentos mais esperados pelos boa-vistenses.  
 
A superintendente de Turismo da Fetec Alda Amorim destaca que a paçoca foi escolhida para estar presente no arraial para promover a gastronomia da região, tanto em âmbito nacional quanto internacionalmente, estimulando a promoção social, turística e cultural de Boa Vista. 
 
“Está quase tudo pronto para o grande dia. Todo processo está sendo feito com muito carinho e com muita dedicação. O Boa Vista Junina é uma festa grandiosa, o Maior Arraial da Amazônia. E o melhor de tudo é que a maior e melhor paçoca do mundo se faz aqui em Boa Vista”, garantiu a superintendente. 
 
E quem faz? 
 

Paçoqueiros: preparando com arte
 
Eles são nomes conhecidos na produção de paçoca em Roraima. Produzem e comercializam a iguaria para o Brasil inteiro. A paçoca roraimense é característica e todo mundo gosta.
 
 
Daniel Magabeira
 
O Boa Vista Junina deu visibilidade à paçoca. Depois disso, a procura aumentou”, Daniel Mangabeira – Paçoca da Tia Nega. 
 
 
João Carlos
 
A paçoca é tradicional no estado e hoje é conhecida em todo mundo”, João Carlos – da Paçoca Dú Pilão
 
 
Ryan Carlos
Com a distribuição da paçoca no Boa Vista Junina as pessoas passaram a se interessar mais por ela, conhecer, saber como faz. Teve gente que comprou para levar até para outro país”, Ryan Melo – Paçoca Rota 174
 
 
Paçoca - modo de preparo
 
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil