ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Procon Boa Vista orienta sobre consumo de produtos nas Festas Juninas
NOTÍCIAS
Direitos do consumidor
13/06/2018 09h30
Procon Boa Vista orienta sobre consumo de produtos nas Festas Juninas

As orientações devem ser levadas a todas as festas e lugares onde se comercializem produtos alusivos à festividade

Jornalista: Marcos Aurélio

O Procon Boa Vista preparou orientações importantes sobre o consumo de produtos nas festas juninas. Segundo a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Boa Vista, Sabrina Tricot, inicialmente, o consumidor deve comprar os alimentos armazenados em locais adequados, em condições de manuseio e higiene, dentro do prazo estabelecido de validade. 

O consumidor deve ficar atento a qualidade e às informações das embalagens, como identificação do fabricante, prazo de validade, aparência, peso e origem e observar se os produtos expostos estão protegidos de poeira e insetos”, disse Sabrina Tricot. 
 
Sabrina Tricot disse ainda que a manipulação dos alimentos deve ser feita por pessoas com avental, luvas, cabelos presos e protegidos com lenço, e isso vale também para alimentos pré-embalados e industrializados. 
 
“Ao procurarmos, eventualmente, um local para fazer um lanche ou comprar algum tipo de alimento sempre nos deparamos com pessoas que não utilizam touca no cabelo, luvas ou que manipulam os alimentos de forma duvidosa e armazenam ou refrigeram os produtos de forma inadequada. Esses locais devem ser denunciados porque põe em risco a saúde dos consumidores. São normas de segurança que devem ser observadas pelo consumidor, para não levar para casa um produto fora dos padrões de qualidade”, comentou.
 
Outro símbolo importante das festas juninas são os fogos de artifício. A aquisição desses produtos deve ser feita em locais autorizados e seguir rigorosamente as instruções de uso. Por questão de segurança, na hora de comprar, deve observar a classe do produto: Classe A – Infantil; Classe B – juvenil; Classe C – adultos; e Classe D – profissionais.
 
“Antes de utilizar os fogos, o consumidor deve ler atentamente às instruções nos rótulos. Essas dicas são importantes para que o consumidor desfrute dos momentos de lazer com saúde e segurança”, explicou.
 
Durante os festejos juninos, o consumidor pode fazer a sua reclamação na tenda do Procon Boa Vista, instalada no evento ou na Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista - Procon Municipal - localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis - sala 02. O atendimento é feito das 08h às 18h. 
 
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil