ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Saiba os cuidados de segurança a serem tomados durante o inverno
NOTÍCIAS
Patrulha da Chuva
13/06/2018 16h06
Saiba os cuidados de segurança a serem tomados durante o inverno

Evitar sair de casa durante as chuvas é uma das medidas de segurança a serem tomadas neste período, alerta a Defesa Civil

Jornalista: Fábio Cavalcante

Boa Vista ainda se encontra no inverno típico da região amazônica, iniciado há cerca de dois meses. E enquanto o verão não chegar, a população deve adotar alguns cuidados de segurança, seja na zona urbana ou na rural, para evitar transtornos e garantir a tranquilidade durante o período chuvoso.  
 
Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, a primeira medida a ser tomada pela população é a prevenção. Ou seja, não deixar para agir apenas quando as chuvas chegarem. E isso vale para situações simples, como acondicionar o lixo nos devidos lugares. Além disso, as famílias devem estar sempre atentas aos dias em que os caminhões de coleta vão passar pelas ruas. 
 
“A população deve colaborar com a prefeitura, fazendo a sua parte. Muitos têm o costume de apenas colocar o lixo na frente da casa. Daí é comum cachorros rasgarem os sacos, espalhando o lixo. Com as chuvas, esses materiais são levados pelas enxurradas e entopem as ‘bocas de lobo’, resultando em ruas alagadas. Se for feita a acomodação adequada, esse transtorno será evitado”, disse Amarildo. 
 

Em caso de emergência, a Defesa Civil Municipal pode ser solicitada
 
A poda das árvores também é uma medida de segurança. Galhos extensos podem atingir fiações elétricas, cair sobre as casas ou na via pública, principalmente sob ventos fortes. Para evitar esse problema, o morador deve solicitar pessoas qualificadas para fazer a podagem das árvores. 
 
Em dias de chuva, também é importante que se evite sair pelas ruas por conta do alto risco de raios. Se refugiar em casa é o melhor a fazer. E mesmo assim, deve-se também evitar usar aparelhos eletrônicos, como televisão e smartphones, pois também podem atrair os raios. Amarildo também recomenda que não se transite por áreas alagadas.  
 
“Por conta da geografia do nosso município, que é plano, algumas ruas alagam com a chuva, escoando pouco tempo depois. O cidadão deve evitar andar a pé ou transitar com veículo em áreas assim, para não adquirir para si qualquer tipo de prejuízo. Além disso, antes de comprar um imóvel, é preciso observar se não está localizado numa área de preservação ou se não está cadastrada como área de risco”, alerta. 
 
Balneários e igarapés – Mesmo em período de chuvas, muitos não deixam de ir a esses lugares com familiares ou amigos para a diversão ou mesmo para pescar. A Defesa Civil Municipal recomenda que isso também seja evitado, por conta do alto risco oferecido à vida. “As correntezas tendem a ser mais fortes em dias de chuva. Além disso, são arrastados para as águas dejetos, galhos de árvores e outros elementos que podem oferecer danos às pessoas”. 
 

Nos dias de chuva, é bom evitar ir aos igarapés e balneários, por segurança
 
Defesa Civil Municipal: Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão 156, que funciona 24h e está pronta para atender eventuais chamados relacionados aos transtornos ocasionados pelo inverno.
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil