ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Aedes aegypti: Prefeitura e Exército firmam parceria para combate ao mosquito
NOTÍCIAS
Saúde
10/07/2018 16h04
Aedes aegypti: Prefeitura e Exército firmam parceria para combate ao mosquito

Mais de 20 militares do Exército estão reforçando ações nas casas do 13 de setembro, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.

Jornalista: Jamile Carvalho

 

O período de chuvas é uma época propícia para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a prefeitura está intensificado o trabalho de combate e tem contado com parcerias importantes. Mais uma vez, os militares do Exército Brasileiro, da 1a Brigada de Infantaria e Selva, estão ajudando nas ações de combate ao Aedes nos bairros da capital.

 

As ações já começaram. Mais de 20 militares estão visitando as casas do bairro 13 de Setembro. A ideia é intensificar ainda mais as atividades de orientação e conscientização aos moradores em relação ao cuidado com possíveis criadouros dentro dos quintais.

 

 “É uma parceria muito importante e positiva, pois é uma ação em benefício de todos, tanto da nossa população como dos próprios militares e familiares”, destaca o sargento Ailton.

 

De acordo com o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), o  bairro 13 de setembro foi um dos bairros com alto risco de infestação das doenças, com 13,3%.

 


 

A previsão é que os militares visitem 2.265 imóveis nesse bairro. Os próximos bairros a serem visitados serão o São Francisco e o Mecejana, também com a parceria do Exército. Os outros bairros estão recebendo as visitas de rotina dos agentes de combate às endemias.

 

Os principais criadouros do Aedes aegypti podem ser encontrados em lixo doméstico condicionado de maneira inadequada, tampas de garrafa, plásticos e outros objetos que acumulem água nos quintais e até mesmo dentro das residências.

 

“Por isso é importante a parceria da população, nas visitas orientamos sempre a importância de acondicionar corretamente o lixo, amarrando bem a boca do saco, evitando deixar garrafas e tampas espalhados, pois são situações que fazem com que o mosquito se prolifere”, explica a diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Maria da Conceição dos Santos.

 

A Dona Maria das Graças, 56, moradora do 13 de Setembro disse que a iniciativa de orientação e conscientização é muito importante para todos. “Sempre procuro manter o meu quintal limpo, isso evita que o mosquito fique por aqui e traga mais doenças, graças a Deus aqui em casa ninguém adoeceu de dengue”. 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil