Emprego e renda

Hoje é dia de feirinha de artesanato e gastronomia na Praça Velia Coutinho

Feirinha reúne artigos personalizados, o melhor da gastronomia local e estimula práticas sustentáveis; funcionamento às sextas e sábados, a partir das 18h, na Praça Velia Coutinho.

Por Jéssica Costa

20/07/2018

Divulgar o trabalho dos pequenos empreendedores e impulsionar a economia local é um dos principais objetivos da Feirinha de Artesanato e Gastronomia. Até agosto, a feirinha funciona as sextas e sábados, a partir das 18h, na Praça Velia Coutinho. Em setembro, com o fim do inverno, ela retornará para a Orla Taumanan. As empreendedoras contam com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, através da Superintendência de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).
Tradição cultural no mundo inteiro, as feiras de artesanato estão presentes em todos os cantos do país e tornaram-se grandes vitrines da regionalidade, mostrando o que cada um tem de melhor. “O artesanato é a arte e a cultura de um povo refletida e muitas vezes passada de geração em geração. Além disso, é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho, renda e desenvolvimento turístico” destacou Alda Amorim, superintendente de turismo da Fetec.
As feirinhas dão oportunidade ao consumidor de adquirir produtos que talvez nunca encontrassem em grandes centros comerciais, além da vantagem de pagar por um artigo sem o risco de uma produção industrial em grande escala, garantindo a unicidade e lhe agregando valor inestimável. “É muito importante perceber o crescimento da feirinha, que começou timidamente e, em pouco tempo, ganhou um público fiel e acabou atraindo cada vez mais expositores e visitantes”, ressaltou.
Além da comercialização do artesanato, a feirinha conta ainda com a venda de pratos típicos da nossa culinária e a realização de oficinas que estimulam práticas sustentáveis aliando artesanato à conscientização ambiental, além de shows culturais com artistas locais. As edições semanais funcionam com 12 barracas e, nos grandes eventos, em torno de 20.
Prêmio Destaque
Em março deste ano, foi realizado pela primeira vez o Prêmio Destaque da Feirinha de Artesanato, com a iniciativa de incentivar e promover o artesanato e gastronomia. “A Feirinha de Artesanato e Gastronomia é uma tradição em destinos turísticos como Boa Vista e a revitalização feita pela prefeitura fez com que nossa feirinha se consolidasse. A divulgação e a publicidade em cima do material produzido aumentam o número de vendas e, certamente, é muito importante para o crescimento da economia local”, destacou Alda.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), uma organização privada e sem fins lucrativos, que tem por missão promover a competitividade empresarial, educacional e de qualidade de vida, em 2016 Boa Vista foi avaliada como a 1ª capital do norte em geração de emprego e renda e 2ª capital do norte que mais cresceu economicamente.