Serviços Públicos

Lixo jogado nas ruas causa danos à cidade, ao meio ambiente e à população

Por Shirleia Rios

20/07/2018

O mau hábito de jogar lixo nas ruas traz prejuízo a todos. Nem sempre as pessoas têm buscado a forma correta na hora de descartar o seu lixo. É comum andar pela cidade e se deparar com bueiros entupidos, lixos espalhados e amontoados.
Esse é um problema que acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, porque a sujeira dificulta a passagem da água impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto, ficando acumulada por muito tempo nas ruas.
A prefeitura tem trabalhado para garantir que a cidade esteja limpa, principalmente no inverno, para que os transtornos do período sejam os mínimos possíveis. Também trabalha para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, mas para isso, a população precisa fazer sua parte e ajudar a manter a cidade limpa. Só no primeiro semestre deste ano, foram recolhidas 47.508.117 toneladas de lixo doméstico e 53.055.504 de lixo, entulhos e galhadas das ruas.
Antes do período chuvoso a Prefeitura de Boa Vista faz um planejamento de todas as ações que serão executadas antes, durante e depois do inverno. Esse planejamento envolve o trabalho e o compromisso de uma equipe grande, mas todo trabalho não surtirá efeito se a população não for parceira dessas ações.
“Se cada morador fizer sua parte, Boa Vista será a cidade mais limpa do Brasil, porque a coleta de lixo é regular e as equipes de limpeza estão sempre nas ruas, o que falta é conscientização da população de cuidar da cidade”, garantiu o comerciante, Valnir Carlos, morador do bairro Tancredo Neves.
As ações da Patrulha da Chuva visam evitar cenas de lixo espalhado, bueiros entupidos, valas, córregos e canais tomados pela sujeira. Antes do período chuvoso, é feito um planejamento das ações que serão executadas antes, durante e depois do inverno. Esse planejamento envolve o trabalho e a dedicação de uma equipe grande e comprometida.
“A população precisa ser parceira da prefeitura. Não adianta a prefeitura limpar se o morador continuar jogando lixo na rua. Tem que existir uma conscientização de que a ajuda de todos é fundamental”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Daniel Peixoto.
O secretário explica ainda que o lixo descartado deve estar sempre em sacos ou sacolas e, acomodados na lixeira, para evitar que animais rasguem e espalhem pela rua. Deve também ser colocado para fora de casa somente no dia em que o caminhão da coleta for passar.