Home|Notícias|Maus hábitos causam perigos no trânsito e podem render punições
11/07/2018 17h12
Maus hábitos causam perigos no trânsito e podem render punições

Utilizar o celular enquanto o semáforo está no vermelho pode gerar multa

Jornalista: Naira Sousa

Sabemos que cuidado e atenção são essenciais na hora de assumir o volante, mas obedecer às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também contribui para um trânsito seguro. No entanto, diversos condutores cometem práticas inadequadas, que são desconhecidas ou ignoradas.

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), em Boa Vista as cenas são comuns, mas os motoristas devem ficar atentos quanto às práticas que parecerem simplórias e insignificantes, mas podem gerar grandes prejuízos e perigo a todos os usuários.

O chefe de fiscalização do Smtran, Ney Brito, pontuou algumas infrações que estão no cotidiano dos boa-vistenses. Segundo ele, uma prática muito comum, é quando o condutor deixa de dar passagem quando solicitado pelo lado esquerdo da via.

“A atitude gera infração média, quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um prejuízo de R$ 130 reais. Por isso, a dica é muita atenção nos retrovisores”, disse Brito.

Estacionar em calçadas

De acordo com Brito é típico encontrar veículos estacionados em cima das calçadas, principalmente em frente às residências. O erro pode sair muito caro para o bolso do motorista já que, se autuado, além da multa no valor de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira, o condutor pode ter seu carro guinchado.

Arremessar água sobre pedestre

E nesta época de chuva a atenção deve ser redobrada no trânsito. Mas isso todo mundo sabe. No entanto, arremessar água sobre pedestre, ciclistas e motociclistas para muitos é desconhecido, porém a prática é considerada infração.

Segundo o Código, o motorista que usar o carro para jogar água em qualquer pessoa será multado e terá pontos retirados da CNH. A multa pode chegar a R$ 85,15.

Celular e trânsito não combinam

Utilizar o celular enquanto o semáforo está no vermelho, mandar mensagem e fazer ligações. Muito comum ver essas cenas que tiram a atenção dos motoristas. O condutor além de causar grandes riscos ao trânsito estará cometendo infração de natureza média.

O perigo dos objetos soltos no carro

Esse hábito pode parecer inofensivo, mas ocupar os bancos traseiros com objetos soltos pode acarretar multa e, mais que isso, comprometer a segurança de todos os ocupantes do carro.

O CTB dispõe, no art. 248, que é infração de natureza grave transportar, em veículo destinado ao transporte de passageiros, carga excedente fora do porta-malas.

Levar cães sem os equipamentos necessários

Pode parecer fofo carregar os bichos de estimação na janela dos carros. Mas o transporte de animais exige alguns cuidados para evitar multas e a segurança de quem dirige e do bichinho.

Brito informou que o aconselhado é nunca transportar cães e gatos soltos, mas sim, em caixas adequadas para a condução ou com cintos apropriados para eles.

Trânsito sobre duas rodas

Os motociclistas também devem prestar atenção nas normas do CTB. Crianças, mesmo com capacete, não podem ser transportadas. A lei deixa claro que são permitidas apenas duas pessoas na moto.

Outra prática configurada infração é quando o motociclista dirige com apenas uma das mãos, ou sem nenhuma. “É importante que as pessoas pensem primeiro nos riscos que essas atitudes podem causar no trânsito e evitem consequências maiores”, comentou Brito.